O presente trabalho tem como proposta, em primeiro lugar, conceituar as Metodologias Ativas, a Sala de Aula Invertida e a Robótica educacional, bem como a Educação Especial e Inclusiva. Em segundo, propõe discutir os seus objetivos, vantagens e desafios no projeto pedagógico das escolas. Com a implementação das Metodologias Ativas, novos paradigmas vão surgindo, bem como a redefinição do papel do professor e do aluno diante desse novo contexto, onde o educando é o sujeito reflexivo, na formação do pensamento crítico e de atitudes assertivas do aluno, contrária a educação bancária, tão criticada por Paulo Freire. Por meio de relato de experiência, é apresentada a articulação entre Educação x Educação Inclusiva de Metodologias Ativas e Robótica Educacional com materiais de baixo custo, onde o aluno tem a oportunidade de desenvolver novas habilidades e competências, diferentemente do currículo padrão, com uma proposta curricular articulada, que tenha sempre como objetivo a aprendizagem significativa. Promover habilidades e competências aos alunos em situação de inclusão, bem como outras propostas de aprendizagem, diversificadas como as metodologias ativas, levando o aluno ao papel de protagonista na construção do seu conhecimento, culminando na criação de um produto criativo e de baixo custo, agregando habilidades e experiências. O estudo tem como aporte teórico Dewey, Freire, Papert, Valente, Borges e Alencar.