Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AÇÕES INTEGRADAS ENTRE A SALA MAKER E A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DE UMA ESCOLA LOCALIZADA EM BENEVIDES-PA: O TRABALHO DESENVOLVIDO COM ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97097
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3237
    "inscrito_id" => 10570
    "titulo" => "AÇÕES INTEGRADAS ENTRE A SALA MAKER E A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DE UMA ESCOLA LOCALIZADA EM BENEVIDES-PA: O TRABALHO DESENVOLVIDO COM ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL."
    "resumo" => "A influência do movimento da educação maker é nova e tem ganhado muita visibilidade em função de proporcionar a aproximação da teoria com a prática de maneira interdisciplinar, além de incentivar a autonomia dos alunos, promovendo a aprendizagem por meio de um processo autônomo e construtivo. Este movimento surgiu no início do século XX nos Estados Unidos com o objetivo de incentivar o movimento “do it yourself”, que traduzindo significa “faça você mesmo” e tem se popularizado e buscado abranger a todos os públicos da educação, neste sentido, o presente trabalho objetiva relatar a parceria da sala maker juntamente com a sala de recursos multifuncionais e o trabalho desenvolvido com os alunos público-alvo da educação especial em uma escola da rede municipal de ensino do município de Benevides-Pa. Este objetivo está em consonância com a grande demanda identificada, a escola atualmente conta com trinta e quatro matrículas de alunos com deficiência que estão distribuídos entre o 6° ao 9° ano nos períodos da manhã e da tarde, em função disso, é pertinente promover ações entre os profissionais da sala de recursos multifuncionais com os professores da sala maker. A partir de uma pesquisa de cunho qualitativo com a utilização da técnica do estudo de caso os resultados demonstraram melhorias no que se refere ao envolvimento, participação e interação socioafetiva dos alunos com deficiência a partir do o uso de estratégias, metodologias diversificadas e tecnologias de informação e comunicação (Tics) com a realização semanalmente de oficinas, cursos e atividades realizadas na sala maker."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID10570_TB3237_04102023195607.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIVELTON DOS SANTOS SEGUNDO"
    "autor_nome_curto" => "ELIVELTON"
    "autor_email" => "eliveltonssegundo@gmail.c"
    "autor_ies" => "FACULDADE DOM ALBERTO (FDA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97097
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3237
    "inscrito_id" => 10570
    "titulo" => "AÇÕES INTEGRADAS ENTRE A SALA MAKER E A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DE UMA ESCOLA LOCALIZADA EM BENEVIDES-PA: O TRABALHO DESENVOLVIDO COM ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL."
    "resumo" => "A influência do movimento da educação maker é nova e tem ganhado muita visibilidade em função de proporcionar a aproximação da teoria com a prática de maneira interdisciplinar, além de incentivar a autonomia dos alunos, promovendo a aprendizagem por meio de um processo autônomo e construtivo. Este movimento surgiu no início do século XX nos Estados Unidos com o objetivo de incentivar o movimento “do it yourself”, que traduzindo significa “faça você mesmo” e tem se popularizado e buscado abranger a todos os públicos da educação, neste sentido, o presente trabalho objetiva relatar a parceria da sala maker juntamente com a sala de recursos multifuncionais e o trabalho desenvolvido com os alunos público-alvo da educação especial em uma escola da rede municipal de ensino do município de Benevides-Pa. Este objetivo está em consonância com a grande demanda identificada, a escola atualmente conta com trinta e quatro matrículas de alunos com deficiência que estão distribuídos entre o 6° ao 9° ano nos períodos da manhã e da tarde, em função disso, é pertinente promover ações entre os profissionais da sala de recursos multifuncionais com os professores da sala maker. A partir de uma pesquisa de cunho qualitativo com a utilização da técnica do estudo de caso os resultados demonstraram melhorias no que se refere ao envolvimento, participação e interação socioafetiva dos alunos com deficiência a partir do o uso de estratégias, metodologias diversificadas e tecnologias de informação e comunicação (Tics) com a realização semanalmente de oficinas, cursos e atividades realizadas na sala maker."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID10570_TB3237_04102023195607.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIVELTON DOS SANTOS SEGUNDO"
    "autor_nome_curto" => "ELIVELTON"
    "autor_email" => "eliveltonssegundo@gmail.c"
    "autor_ies" => "FACULDADE DOM ALBERTO (FDA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A influência do movimento da educação maker é nova e tem ganhado muita visibilidade em função de proporcionar a aproximação da teoria com a prática de maneira interdisciplinar, além de incentivar a autonomia dos alunos, promovendo a aprendizagem por meio de um processo autônomo e construtivo. Este movimento surgiu no início do século XX nos Estados Unidos com o objetivo de incentivar o movimento “do it yourself”, que traduzindo significa “faça você mesmo” e tem se popularizado e buscado abranger a todos os públicos da educação, neste sentido, o presente trabalho objetiva relatar a parceria da sala maker juntamente com a sala de recursos multifuncionais e o trabalho desenvolvido com os alunos público-alvo da educação especial em uma escola da rede municipal de ensino do município de Benevides-Pa. Este objetivo está em consonância com a grande demanda identificada, a escola atualmente conta com trinta e quatro matrículas de alunos com deficiência que estão distribuídos entre o 6° ao 9° ano nos períodos da manhã e da tarde, em função disso, é pertinente promover ações entre os profissionais da sala de recursos multifuncionais com os professores da sala maker. A partir de uma pesquisa de cunho qualitativo com a utilização da técnica do estudo de caso os resultados demonstraram melhorias no que se refere ao envolvimento, participação e interação socioafetiva dos alunos com deficiência a partir do o uso de estratégias, metodologias diversificadas e tecnologias de informação e comunicação (Tics) com a realização semanalmente de oficinas, cursos e atividades realizadas na sala maker.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.