COSTA, Milena et al.. A utilização de instrumentos lúdicos para a desconstrução de gênero. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/98973>. Acesso em: 22/12/2024 23:30
O Projeto de prodocência sobre "Questões de gênero na Escola: Por um enfrentamento às desigualdades e assimetrias na Educação Básica" tem como objetivo abordar questões sobre gênero inseridas na sociedade contemporânea e na vida escolar. O presente artigo é produto de observações e de interações com estudantes do primeiro ano do ensino fundamental do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Utilizando a observação e a co-participação nas aulas de artes em conjunto com a literatura infantil, foi possível perceber alguns estereótipos de gênero relacionados aos desejos, e vestimentas. A proposta pensada para debater estereótipos consiste em colocar à disposição de estudantes materiais e objetos utilizados no cotidiano (papéis e tecidos de diferentes cores e formatos, argolas, cordas, adornos, acessórios, entre outros), para a criação de uma espécie de roupa e transformação de si próprio. A realização dessa atividade tem como objetivo, a partir da leitura e de suas próprias criações, estabelecer um campo livre e seguro para a criança imaginar, questionar e ser. E com isso abrir uma conversa sobre as relações e performances de gênero nas profissões, fantasias, personagens e vestimentas. Debater e desconstruir estereótipos acerca das caracterizações definidas como pertencentes ao gênero masculino ou feminino. Estabelecendo este campo seguro para ser e imaginar, é possível analisar pensamentos e falas das turmas e intervir na existência de rotulações e preconceitos.