O objetivo desse trabalho é destacar a importância da dimensão didática-pedagógica da educação ambiental, que ainda é uma questão ainda bastante controversa e pouco incorporada nos currículos escolares. Embora os parâmetros curriculares nacionais – PCN, proposto pelo Mistério da educação – MEC, apresente a educação como tema transversal no ensino fundamental, observa-se que ainda a grandes dificuldades por partes de seus mediadores para incorporar a sua prática pedagógica, Obara Et al (2005). Nesse contexto, é fundamental que os professores adotem novas metodologias em sala de aula para trabalhar temas transversais em sua prática educacional. Pensando nisso, uma proposta metodológica interessante é a utilização de oficinas voltadas a educação ambiental. O trabalho apresenta como público-alvo os alunos das turmas dos anos finais do ensino fundamental II do Centro de Educação de jovens e adultos Manoel Pessoa Montenegro, localizada em Assú/RN. A pesquisa se baseia na revisão bibliográfica dos seguintes autores: Siva (2014), Narcizo (2009), Machado, Cavalcante, Terán (2018). Através dos resultados obtidos, espera-se os professores desta instituição possam integrar essa prática como uma nova abordagem e ferramenta metodológica de aula. As oficinas proporcionam atividades coletivas e interação em grupo, além de abordar assuntos transversais, elas também, podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem, permitindo que os alunos se tornem protagonista de seu próprio aprendizado, desenvolvendo um pensamento mais crítico por meio de situações concretas e significativas. Dessa forma, as oficinas consentem o desenvolvimento de diferentes habilidades e conhecimento.