RESUMO Este texto apresenta um recorte de uma pesquisa desenvolvida em uma escola pública municipal de Teresina-PI. Por meio desta pesquisa apresentamos o avanço da tecnologia nas últimas décadas do século XX e início do século XXI. O problema orientador desta pesquisa foi, como se configura o processo de inclusão digital em escolas públicas municipais de Ensino Fundamental de Teresina-PI? Assim, objetiva analisar como se configura o processo de inclusão digital em escolas públicas municipais de Ensino Fundamental de Teresina-PI. Para fundamentar o estudo e compreendermos melhor como as novas tecnologias são utilizadas no âmbito educativo escolar, recorremos a Kenski (1998), Arnaud (2005), Motta (2017), entre outros. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Murilo Braga, tendo como sujeitos da pesquisa 4 (quatro) professoras do 5º ano do Ensino Fundamental. Constitui-se em uma proposta de pesquisa cuja abordagem é qualitativa, descritiva, sendo que na coleta de dados utilizamos o questionário, com perguntas abertas e fechadas, como instrumento. Como resultado da investigação, verificamos que a escola dispõe de recursos tecnológicos diversos (datashow, computadores e laboratório de informática), mas não são utilizados de forma a qualificar o processo educativo, pois ainda falta qualificação dos professores para uso das tecnologias. Concluímos que os sujeitos pesquisados necessitam de uma formação continuada que os qualifique no uso das tecnologias a fim de desenvolver um melhor trabalho docente com o uso das novas tecnologias em sua prática pedagógica. Palavras-chave: Novas Tecnologias, Inclusão Digital, Ensino Fundamental.