FRAGUAS, Marcela Martins De Melo. Conversas literárias na sala de leitura. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/96831>. Acesso em: 23/12/2024 05:58
Haja vista que o espaço escolar, não raro, é o único lugar de acesso a livros por parte dos estudantes da maioria das escolas públicas do Rio de Janeiro, no Colégio Universitário Geral do Reis, da Universidade Federal Fluminense, a sala de leitura configura-se como um espaço destinado a contribuir para este fim. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, busca-se o desenvolvimento do gosto pela leitura literária por meio de atividades que estimulem os discentes a se dirigirem às estantes, a fim de escolherem as leituras que desejam realizar, e a conversar sobre as leituras feitas por eles e pela professora, entre outras ações que minimizem os efeitos provocados, em parte, pela escola, de se sentirem constantemente avaliados (SOLÉ, 1998). Para tanto, há uma preocupação no que tange à escolha dos livros que serão lidos e disponibilizados aos estudantes, considerando, conforme Bajour (2012), a importância da seleção dos textos, da escuta e da conversa literária na formação de leitores. Os educandos frequentam a sala de leitura em momentos específicos que fazem parte de sua grade curricular, não se trata, portanto, de uma atividade de extensão das aulas de língua portuguesa, ministradas, inclusive, por outros professores. Entre os objetivos do trabalho, busca-se, além de propiciar momentos livres para que, resguardadas as dimensões de um ambiente escolar, os alunos possam fruir do acervo disponível, estimular, nas rodas de conversa, reflexões sobre temas que deem às crianças a oportunidade de se expressarem. Tais ocasiões são aproveitadas, ainda, para que sejam exploradas as características multimodais das obras, de modo que os discentes percebam que imagens, cores e variados recursos gráficos são produtores de sentido, bem como para o aprimoramento de habilidades de oralidade e de escuta, também importantes para sua formação linguística. Neste recorte, algumas das atividades realizadas nessa perspectiva serão apresentadas.