O programa de monitoria consiste em proporcionar uma experiência enriquecedora de informações e tem um papel importante com uma participação do aluno monitor na função de aprendiz docente, como forma de produção de saberes e experiências enriquecedoras durante o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem da monitoria no curso de Licenciatura em Educação Física . O presente trabalho trata-se de relato de experiência a partir da vivência dos discentes/monitores na disciplina fundamentos da educação, ministrada no curso de graduação Licenciatura em Educação Física na universidade federal de Pernambuco no centro acadêmico da vitória de Santo Antão disciplina ofertada no 1⁰ período, tal experiência ocorreu durante o período presencial pós-pandemia no semestre letivo 2022.1 à 2022.2 com duração de 4 meses sendo possível aprofundar o arcabouço teórico dos movimentos que constituíram a Educação brasileira, tais como movimento iluminista, movimento positivista, movimento escolanovista, elencando e conhecendo os principais teóricos que são referências na efetivação desses movimentos e com isso fazer a relação com a Educação física escolar. As tarefas didático-pedagógicas desempenhadas pelos monitores consistiu em apoiar aos estudantes da disciplina a qual está monitorando, apoiar na elaboração e na resolução de exercícios e projetos didático acadêmicos, produção de seminários, ajudar na compreensão da bibliografia básica da disciplina, orientar quanto às dúvidas das matérias ministradas em aula e demais situações em que o professor orientador necessitou de auxílio. Podemos considerar que a experiência da monitoria possibilitou um desenvolvimento de habilidades de pesquisa, de produção acadêmica de trabalhos para eventos e discussões sobre conceitos importantes tais como: Ensino, Educação e Aprendizagem, prática pedagógica refletindo a partir das conexões os conceitos e relação teoria e prática.