O presente artigo constitui em propor uma reflexão acerca da Educação Socioemocional proposto no componente curricular de Língua Portuguesa em uma escola da rede estadual do Estado de Mato Grosso. Para tal, procedeu-se à pesquisa de cunho bibliográfico. O texto apresenta os objetivos da plataforma Nuvem9Brasil que integra saúde mental dos estudantes, professores, família e comunidade escolar através da educação socioemocional por meio do ensino de valores humanos proposta integradas as escolas da rede estadual do Estado de Mato Grosso. Os aportes teóricos são fundamentados no Documento de Referência do Estado de Mato Grosso (DRC), no qual, os autores retratam o currículo de Língua Portuguesa e referências que manifestam sobre o desenvolvimento sociemocional. A proposta da educação socioemocional partiu de ações desenvolvidas durante as aulas da disciplina de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental Anos Finais. Para as discussões, na proposta curricular foram disponibilizados livros do projeto Nuvem9Brasil, que a partir da leitura de narrativas, os estudantes e professores exploraram histórias de personagens e cenários de diversas partes do mundo decifrando sentimentos e emoções que os cercam. Neste sentido, percebemos que, a educação socioemocional pode agregar valores benéficos que promovam melhorias na motivação, resiliência, relacionamento e aprendizagem que perpassa o ambiente escolar.