Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO SOCIOEMOCIONAL UMA PROPOSTA NO COMPONENTE CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE MATO GROSSO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação Emocional
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99366
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6207
    "inscrito_id" => 14294
    "titulo" => "PROJETO SOCIOEMOCIONAL UMA PROPOSTA NO COMPONENTE CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE MATO GROSSO"
    "resumo" => "O presente artigo constitui em propor uma reflexão acerca da Educação Socioemocional proposto no componente curricular de Língua Portuguesa em uma escola da rede estadual do Estado de Mato Grosso. Para tal, procedeu-se à pesquisa de cunho bibliográfico. O texto apresenta os objetivos da plataforma Nuvem9Brasil que integra saúde mental dos estudantes, professores, família e comunidade escolar através da educação socioemocional por meio do ensino de valores humanos proposta integradas as escolas da rede estadual do Estado de Mato Grosso. Os aportes teóricos são fundamentados no Documento de Referência do Estado de Mato Grosso (DRC), no qual, os autores retratam o currículo de Língua Portuguesa e referências que manifestam sobre o desenvolvimento sociemocional. A proposta da educação socioemocional partiu de ações desenvolvidas durante as aulas da disciplina de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental Anos Finais. Para as discussões, na proposta curricular foram disponibilizados livros do projeto Nuvem9Brasil, que a partir da leitura de narrativas, os estudantes e professores exploraram histórias de personagens e cenários de diversas partes do mundo decifrando sentimentos e emoções que os cercam. Neste sentido, percebemos que, a educação socioemocional pode agregar valores benéficos que promovam melhorias na motivação, resiliência, relacionamento e aprendizagem que perpassa o ambiente escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14294_TB6207_20112023150031.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALÉRIA DOS SANTOS VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "VALÉRIA"
    "autor_email" => "valeria_roo20@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99366
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6207
    "inscrito_id" => 14294
    "titulo" => "PROJETO SOCIOEMOCIONAL UMA PROPOSTA NO COMPONENTE CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE MATO GROSSO"
    "resumo" => "O presente artigo constitui em propor uma reflexão acerca da Educação Socioemocional proposto no componente curricular de Língua Portuguesa em uma escola da rede estadual do Estado de Mato Grosso. Para tal, procedeu-se à pesquisa de cunho bibliográfico. O texto apresenta os objetivos da plataforma Nuvem9Brasil que integra saúde mental dos estudantes, professores, família e comunidade escolar através da educação socioemocional por meio do ensino de valores humanos proposta integradas as escolas da rede estadual do Estado de Mato Grosso. Os aportes teóricos são fundamentados no Documento de Referência do Estado de Mato Grosso (DRC), no qual, os autores retratam o currículo de Língua Portuguesa e referências que manifestam sobre o desenvolvimento sociemocional. A proposta da educação socioemocional partiu de ações desenvolvidas durante as aulas da disciplina de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental Anos Finais. Para as discussões, na proposta curricular foram disponibilizados livros do projeto Nuvem9Brasil, que a partir da leitura de narrativas, os estudantes e professores exploraram histórias de personagens e cenários de diversas partes do mundo decifrando sentimentos e emoções que os cercam. Neste sentido, percebemos que, a educação socioemocional pode agregar valores benéficos que promovam melhorias na motivação, resiliência, relacionamento e aprendizagem que perpassa o ambiente escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14294_TB6207_20112023150031.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALÉRIA DOS SANTOS VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "VALÉRIA"
    "autor_email" => "valeria_roo20@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente artigo constitui em propor uma reflexão acerca da Educação Socioemocional proposto no componente curricular de Língua Portuguesa em uma escola da rede estadual do Estado de Mato Grosso. Para tal, procedeu-se à pesquisa de cunho bibliográfico. O texto apresenta os objetivos da plataforma Nuvem9Brasil que integra saúde mental dos estudantes, professores, família e comunidade escolar através da educação socioemocional por meio do ensino de valores humanos proposta integradas as escolas da rede estadual do Estado de Mato Grosso. Os aportes teóricos são fundamentados no Documento de Referência do Estado de Mato Grosso (DRC), no qual, os autores retratam o currículo de Língua Portuguesa e referências que manifestam sobre o desenvolvimento sociemocional. A proposta da educação socioemocional partiu de ações desenvolvidas durante as aulas da disciplina de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental Anos Finais. Para as discussões, na proposta curricular foram disponibilizados livros do projeto Nuvem9Brasil, que a partir da leitura de narrativas, os estudantes e professores exploraram histórias de personagens e cenários de diversas partes do mundo decifrando sentimentos e emoções que os cercam. Neste sentido, percebemos que, a educação socioemocional pode agregar valores benéficos que promovam melhorias na motivação, resiliência, relacionamento e aprendizagem que perpassa o ambiente escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.