Esta pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica e colaborativa (interprojetos), discorre sobre o trabalho colaborativo, no processo de aquisição de novos conhecimentos, tendo como sujeitos alunos e professores do Ensino Fundamental I, da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA). Fundamenta-se em estudos voltados para as áreas das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) em articulação aos saberes culturais e amazônicos. As TDIC estão cada vez mais adquirindo relevância no cenário educacional como instrumento de aprendizagem e de (re)construção do conhecimento colaborativo e tem atendido as expectativas da sociedade informatizada. Foi traçado como objetivo realizar um estudo sobre a importância das TDICS na educação, articulando tais conhecimentos aos saberes populares e a cultura paraense do universo ribeirinho amazônico, utilizando-se as tecnologias como meio para a produção de um e-book. Para alcançar o objetivo, além do estudo bibliográfico, foi realizada uma pesquisa de campo e a coleta dos dados se deu de forma colaborativa por meio das atividades realizadas em sala de aula. A criação do e-book, configurou-se como uma estratégia de valorização e conhecimento da cultura e saberes paraenses e ampliar os aspectos culturais relacionados à profissão abridor de letra, objeto de conhecimento para as produções escritas e digitais dos alunos. A partir desta compreensão a metodologia que norteou a construção do e-book (OA), seguiu um conjunto de ações inter e transdisciplinares, a saber: acesso à documentários e materiais sobre abridores de letras; roda de conversa a partir de apresentação teatral; construção de barcos digitais; criação de poema e; criação de e-book. Como resultados, tem-se um texto/poema inédito e o e-book dos abridores de letras da EAUFPA. O material passa agora por processo de diagramação e edição e, espera-se, possa ser amplamente divulgado/ compartilhado como um material educativo digital e inspire práticas colaborativas inter e transdisciplinares.