Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ABRIDORES DE LETRAS DA EA-UFPA E OBJETOS DE APRENDIZAGEM (OA): NAVEGANDO NOS RIOS DAS TECNOLOGIAS E DA CULTURA PARAENSE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96924
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3018
    "inscrito_id" => 12236
    "titulo" => "ABRIDORES DE LETRAS DA EA-UFPA E OBJETOS DE APRENDIZAGEM (OA): NAVEGANDO NOS RIOS DAS TECNOLOGIAS E DA CULTURA PARAENSE"
    "resumo" => "Esta pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica e colaborativa (interprojetos), discorre sobre o trabalho colaborativo, no processo de aquisição de novos conhecimentos, tendo como sujeitos alunos e professores do Ensino Fundamental I, da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA). Fundamenta-se em estudos voltados para as áreas das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) em articulação aos saberes culturais e amazônicos. As TDIC estão cada vez mais adquirindo relevância no cenário educacional como instrumento de aprendizagem e de (re)construção do conhecimento colaborativo e tem atendido as expectativas da sociedade informatizada. Foi traçado como objetivo realizar um estudo sobre a importância das TDICS na educação, articulando tais conhecimentos aos saberes populares e a cultura paraense do universo ribeirinho amazônico, utilizando-se as tecnologias como meio para a produção de um e-book. Para alcançar o objetivo, além do estudo bibliográfico, foi realizada uma pesquisa de campo e a coleta dos dados se deu de forma colaborativa por meio das atividades realizadas em sala de aula. A criação do e-book, configurou-se como uma estratégia de valorização e conhecimento da cultura e saberes paraenses e ampliar os aspectos culturais relacionados à profissão abridor de letra, objeto de conhecimento para as produções escritas e digitais dos alunos. A partir desta compreensão a metodologia que norteou a construção do e-book (OA), seguiu um conjunto de ações inter e transdisciplinares, a saber: acesso à documentários e materiais sobre abridores de letras; roda de conversa a partir de apresentação teatral; construção de barcos digitais; criação de poema e; criação de e-book. Como resultados, tem-se um texto/poema inédito e o e-book dos abridores de letras da EAUFPA. O material passa agora por processo de diagramação e edição e, espera-se, possa ser amplamente divulgado/ compartilhado como um material educativo digital e inspire práticas colaborativas inter e transdisciplinares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID12236_TB3018_15052023083453.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEONICE REIS DOURADO DIAS"
    "autor_nome_curto" => "CLEONICE"
    "autor_email" => "cleonice@ufpa.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96924
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3018
    "inscrito_id" => 12236
    "titulo" => "ABRIDORES DE LETRAS DA EA-UFPA E OBJETOS DE APRENDIZAGEM (OA): NAVEGANDO NOS RIOS DAS TECNOLOGIAS E DA CULTURA PARAENSE"
    "resumo" => "Esta pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica e colaborativa (interprojetos), discorre sobre o trabalho colaborativo, no processo de aquisição de novos conhecimentos, tendo como sujeitos alunos e professores do Ensino Fundamental I, da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA). Fundamenta-se em estudos voltados para as áreas das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) em articulação aos saberes culturais e amazônicos. As TDIC estão cada vez mais adquirindo relevância no cenário educacional como instrumento de aprendizagem e de (re)construção do conhecimento colaborativo e tem atendido as expectativas da sociedade informatizada. Foi traçado como objetivo realizar um estudo sobre a importância das TDICS na educação, articulando tais conhecimentos aos saberes populares e a cultura paraense do universo ribeirinho amazônico, utilizando-se as tecnologias como meio para a produção de um e-book. Para alcançar o objetivo, além do estudo bibliográfico, foi realizada uma pesquisa de campo e a coleta dos dados se deu de forma colaborativa por meio das atividades realizadas em sala de aula. A criação do e-book, configurou-se como uma estratégia de valorização e conhecimento da cultura e saberes paraenses e ampliar os aspectos culturais relacionados à profissão abridor de letra, objeto de conhecimento para as produções escritas e digitais dos alunos. A partir desta compreensão a metodologia que norteou a construção do e-book (OA), seguiu um conjunto de ações inter e transdisciplinares, a saber: acesso à documentários e materiais sobre abridores de letras; roda de conversa a partir de apresentação teatral; construção de barcos digitais; criação de poema e; criação de e-book. Como resultados, tem-se um texto/poema inédito e o e-book dos abridores de letras da EAUFPA. O material passa agora por processo de diagramação e edição e, espera-se, possa ser amplamente divulgado/ compartilhado como um material educativo digital e inspire práticas colaborativas inter e transdisciplinares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID12236_TB3018_15052023083453.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEONICE REIS DOURADO DIAS"
    "autor_nome_curto" => "CLEONICE"
    "autor_email" => "cleonice@ufpa.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Esta pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica e colaborativa (interprojetos), discorre sobre o trabalho colaborativo, no processo de aquisição de novos conhecimentos, tendo como sujeitos alunos e professores do Ensino Fundamental I, da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA). Fundamenta-se em estudos voltados para as áreas das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) em articulação aos saberes culturais e amazônicos. As TDIC estão cada vez mais adquirindo relevância no cenário educacional como instrumento de aprendizagem e de (re)construção do conhecimento colaborativo e tem atendido as expectativas da sociedade informatizada. Foi traçado como objetivo realizar um estudo sobre a importância das TDICS na educação, articulando tais conhecimentos aos saberes populares e a cultura paraense do universo ribeirinho amazônico, utilizando-se as tecnologias como meio para a produção de um e-book. Para alcançar o objetivo, além do estudo bibliográfico, foi realizada uma pesquisa de campo e a coleta dos dados se deu de forma colaborativa por meio das atividades realizadas em sala de aula. A criação do e-book, configurou-se como uma estratégia de valorização e conhecimento da cultura e saberes paraenses e ampliar os aspectos culturais relacionados à profissão abridor de letra, objeto de conhecimento para as produções escritas e digitais dos alunos. A partir desta compreensão a metodologia que norteou a construção do e-book (OA), seguiu um conjunto de ações inter e transdisciplinares, a saber: acesso à documentários e materiais sobre abridores de letras; roda de conversa a partir de apresentação teatral; construção de barcos digitais; criação de poema e; criação de e-book. Como resultados, tem-se um texto/poema inédito e o e-book dos abridores de letras da EAUFPA. O material passa agora por processo de diagramação e edição e, espera-se, possa ser amplamente divulgado/ compartilhado como um material educativo digital e inspire práticas colaborativas inter e transdisciplinares.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.