A degradação ambiental tem sido alvo de debates pela sociedade como um todo, tendo por objetivo intervir em ações que viabilizem a sensibilização das pessoas para suas responsabilidades quanto as questões socioambientais e o consumismo. Nesse sentido, as metodologias ativas passam a ganhar visibilidade como forma de colaborar com o ensino-aprendizagem dos estudantes. Assim, esta pesquisa tem o objetivo de contribuir com o processo de formação cidadã de estudantes a partir de ações sustentáveis associada a atividade de reciclagem em uma escola de Ensino Fundamental da Mata Sul de Pernambuco. Ou seja, como forma de ampliar as possibilidades de interação dos estudantes com a Ciência e a Arte, o que tende a contribuir para reflexões e atos voltados ao uso sustentável dos recursos naturais. A metodologia é de caráter qualitativo, exploratório abordando uma pesquisa ação. Desta forma, considerando que o meio ambiente é um reflexo do comportamento e de ações do homem, a pesquisa abordou atividades de reciclagem como uma forma de trazer os estudantes para o protagonismo social ambiental e econômico. Corroborando então, com o papel da escola no processo de transformação dos ambientes, no processo de envolvimento da comunidade escolar como um todo. Ou seja, ao abordarmos a importância do consumo de energia e água, por exemplo, reclassificando materiais em desuso, é uma possibilidade construtiva de formação crítica dos estudantes. Deste modo, ao produzirem peças ornamentais para a escola campo de pesquisa, os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar possibilidades de responsabilização da sociedade para um ambiente harmônico.