O texto tem o objetivo de apresentar a utilização de recursos didáticos voltado para a formação docente e o ensino de Hidrogeografia na educação aproximando teoria e prática no ensino da Geografia, abordando conceitos e técnicas a partir de experiências em atividades pedagógicas. Pois, pode-se dizer que quase tudo que estar disposto no ambiente contribui para o processo de ensino e aprendizagem, podendo ser utilizado ou transformado em recurso didático. Embora seja notório que a educação e suas práticas de ensino avançam a cada dia, pois vivemos em um mundo globalizado, nem todos profissionais buscam ter domínio ou aprimorar suas ações docentes na utilização de materiais didáticos, importantes instrumentos complementares ao aprendizado formal e informal, ajudando a transformar as ideias em representações concretas, em procedimentos de ensino e aprendizagem, além de configurarem experiências por meio de elementos. Nessa perspectiva, entendendo a necessidade que os discentes têm de relacionar a teoria da prática, professores e estudantes do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Humanidade, Campus-III, estão colocando em ação a elaboração de um laboratório ao ar livre, no Humaniza Bosque Carlos Belarmino, de uma bacia hidrográfica como recursos didático, visando aprimorar as aulas de algumas disciplinas desta ciência e dos demais cursos da instituição, destacando como ponto de indagação que tudo acontece sobre uma bacia hidrográfica, seja uma cidade, seja uma área agrícola ou uma floresta. Nessa perspectiva, adota-se como caminho metodológico uma pesquisa descritiva e explicativa de cunho qualitativo a partir da análise bibliográfica e relatos de experiências das pessoas envolvidas. Os resultados demostrarão como uma ação prática, interdisciplinar e colaborativa na construção de espaço didático apresenta potencial para uma aprendizagem mais significativa na formação inicial de professores, associando teoria e prática, além de ficar disponível para comunidade universitária, escolas locais e região.