Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE BOT NICA ATRAVÉS DE AULAS PRÁTICAS NO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS PÚBLICAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA (2011-2022)

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A botânica estuda, dentre outras coisas, o processo evolutivo das plantas, formas de reprodução e a importância das mesmas para todos os seres vivos do ecossistema. No contexto educacional, o ensino de botânica deve ter uma relação direta com o cotidiano de quem estuda, estimulando o aluno a relacionar com a sua realidade socioambiental, motivando-o a participar efetivamente da aula. Os professores dispõe de diversas ferramentas para constatar a veracidade dos conteúdos estudados. Dentre estas, a aplicação de aulas práticas auxiliam os estudantes a criarem um bom raciocínio lógico levando a uma aprendizagem significativa. Considerando o exposto, o presente trabalho tem como objetivo compreender a importância e a diversidade metodológica das aulas práticas no ensino de botânica voltado para alunos do ensino médio em escolas públicas. Para fins metodológicos, foi realizada uma revisão bibliográfica (2011 a 2022). Os artigos foram pesquisados na Plataforma CAPES utilizando como filtro as palavras-chave: Ensino de Botânica + Ensino Médio + Aulas Práticas + Educação Pública. Os artigos analisados mostraram um arsenal de metodologias que podem ser usadas em aulas práticas de botânica: a produção de um jardim botânico; observações de exemplares vivos; museus; produção de exsicatas e produção de sabonetes. A pesquisa traz como principais resultados que: a) o desenvolvimento de aulas práticas utilizando materiais reutilizáveis, de fácil acesso e/ou de baixo custo potencializa as ações em unidades escolares que possuem baixos recursos financeiros; b) as metodologias de ensino que estimulam o protagonismo e a autonomia discente promovem um maior engajamento desses atores, possibilitando uma aprendizagem significativa; c) o uso da interdisciplinaridade atrelado ao contexto socioambiental dos sujeitos contribui para conectar os indivíduos às ciências, às tecnologias, aos ambientes e as sociedades; d) a produção de materiais adaptados se faz necessária para promover a inclusão do ensino de ciências para alunos portadores de necessidades específicas.

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