O presente trabalho tem como objetivo mostrar o uso do gênero textual histórias em quadrinhos nas aulas de Língua Portuguesa e como estes textos podem contribuir para o desenvolvimento de competências em práticas de leitura e de escrita. Com base na concepção sociointeracional da linguagem, este trabalho utiliza o uso das HQs como estratégia metodológica para despertar nos estudantes o interesse pela leitura proficiente, visando refletindo sobre a compreensão leitora de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Na fundamentação teórica da pesquisa, foram abordadas as concepções de linguagem de Koch e Elias (2007), as formas de apreensão de sentidos para os textos no âmbito dos gêneros textuais/discursivos, as diferenças entre tipo e gênero textual e a intertextualidade inter-gênero de Marcuschi (2005), além do quadro do ensino de produção textual de acordo com Marcuschi (2018). Nesse sentido, o referido trabalho utiliza-se do método da sequência didática proposta por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) como recurso pedagógico que auxilia o professor a despertar no aluno o interesse pela leitura e, consequentemente, compreender o que lê, além de produzir textos adequadamente, servindo como base para um instrumento norteador para que o professor possa elaborar sua sequência didática para alcançar o objetivo da aula, nesse sentido, é importante destacar que o ensino de língua portuguesa deve ir além do ensino de regras, sendo necessário considerar as práticas sociais em que a língua é utilizada. O estudo HQs pode contribuir para que os alunos sejam capazes de compreender as estratégias de linguagem utilizadas em um texto desse tipo, bem como desenvolver a capacidade de produzir seus próprios quadrinhos. A escolha desse gênero textual se deu por sua linguagem simples e direta, estrutura narrativa curta, diversidade temática e forte constituição visual, o que facilitou o estímulo à leitura.