Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: LEITURA E ESCRITA COMO RECURSO METODOLÓGICO NO TRABALHO DA TEMÁTICA VIOLÊNCIA ESCOLAR EM UMA UNIDADE DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100631
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8014
    "inscrito_id" => 17800
    "titulo" => "UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: LEITURA E ESCRITA COMO RECURSO METODOLÓGICO NO TRABALHO DA TEMÁTICA VIOLÊNCIA ESCOLAR EM UMA UNIDADE DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências acerca da utilização da leitura e escrita como recurso metodológico no trabalho da temática violência escolar. A experiência estruturou-se na necessidade da escola de desenvolver práticas pedagógicas que fortalecessem a missão de educar numa perspectiva prazerosa, significativa, efetiva e sem violência na construção da cultura da paz. Foi através de oficinas de leitura e produção textual que se procurou atingir o foco linguístico, como também se priorizou uma comunicação com interlocução dos alunos para uma cultura pacífica de convivência, direcionando-os a um envolvimento de diminuição da violência no cotidiano escolar. A pesquisa foi realizada em uma escola pública do ensino fundamental e médio da cidade de Olinda em Pernambuco. Metodologicamente, o estudo se fundamenta numa pesquisa de abordagem qualitativa de caráter descritivo, buscando a constatação do impacto no ambiente escolar provocado pelas atividades propostas de leitura e escrita no combate à violência escolar. Esse relato apresenta reflexões sobre a proposta vivenciada apontando contribuições da prática, tendo em vista que o uso das metodologias que foram utilizadas e que contribuíram para minimizar os índices da violência escolar nas múltiplas “leituras”, de forma que estes conhecimentos os tornassem autônomos e capazes de comunicasse numa perspectiva interativa e com consciência, favorecendo o resgate da autoestima e a promoção de um ambiente de paz escolar, onde as relações interpessoais de todos que fizessem a escola fosse fortalecidas de forma tolerante, harmoniosa, justa e solidária."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17800_TB8014_04102023220030.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON FERREIRA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON"
    "autor_email" => "anfena31@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100631
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8014
    "inscrito_id" => 17800
    "titulo" => "UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: LEITURA E ESCRITA COMO RECURSO METODOLÓGICO NO TRABALHO DA TEMÁTICA VIOLÊNCIA ESCOLAR EM UMA UNIDADE DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências acerca da utilização da leitura e escrita como recurso metodológico no trabalho da temática violência escolar. A experiência estruturou-se na necessidade da escola de desenvolver práticas pedagógicas que fortalecessem a missão de educar numa perspectiva prazerosa, significativa, efetiva e sem violência na construção da cultura da paz. Foi através de oficinas de leitura e produção textual que se procurou atingir o foco linguístico, como também se priorizou uma comunicação com interlocução dos alunos para uma cultura pacífica de convivência, direcionando-os a um envolvimento de diminuição da violência no cotidiano escolar. A pesquisa foi realizada em uma escola pública do ensino fundamental e médio da cidade de Olinda em Pernambuco. Metodologicamente, o estudo se fundamenta numa pesquisa de abordagem qualitativa de caráter descritivo, buscando a constatação do impacto no ambiente escolar provocado pelas atividades propostas de leitura e escrita no combate à violência escolar. Esse relato apresenta reflexões sobre a proposta vivenciada apontando contribuições da prática, tendo em vista que o uso das metodologias que foram utilizadas e que contribuíram para minimizar os índices da violência escolar nas múltiplas “leituras”, de forma que estes conhecimentos os tornassem autônomos e capazes de comunicasse numa perspectiva interativa e com consciência, favorecendo o resgate da autoestima e a promoção de um ambiente de paz escolar, onde as relações interpessoais de todos que fizessem a escola fosse fortalecidas de forma tolerante, harmoniosa, justa e solidária."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17800_TB8014_04102023220030.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON FERREIRA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON"
    "autor_email" => "anfena31@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências acerca da utilização da leitura e escrita como recurso metodológico no trabalho da temática violência escolar. A experiência estruturou-se na necessidade da escola de desenvolver práticas pedagógicas que fortalecessem a missão de educar numa perspectiva prazerosa, significativa, efetiva e sem violência na construção da cultura da paz. Foi através de oficinas de leitura e produção textual que se procurou atingir o foco linguístico, como também se priorizou uma comunicação com interlocução dos alunos para uma cultura pacífica de convivência, direcionando-os a um envolvimento de diminuição da violência no cotidiano escolar. A pesquisa foi realizada em uma escola pública do ensino fundamental e médio da cidade de Olinda em Pernambuco. Metodologicamente, o estudo se fundamenta numa pesquisa de abordagem qualitativa de caráter descritivo, buscando a constatação do impacto no ambiente escolar provocado pelas atividades propostas de leitura e escrita no combate à violência escolar. Esse relato apresenta reflexões sobre a proposta vivenciada apontando contribuições da prática, tendo em vista que o uso das metodologias que foram utilizadas e que contribuíram para minimizar os índices da violência escolar nas múltiplas “leituras”, de forma que estes conhecimentos os tornassem autônomos e capazes de comunicasse numa perspectiva interativa e com consciência, favorecendo o resgate da autoestima e a promoção de um ambiente de paz escolar, onde as relações interpessoais de todos que fizessem a escola fosse fortalecidas de forma tolerante, harmoniosa, justa e solidária.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.