O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências acerca da utilização da leitura e escrita como recurso metodológico no trabalho da temática violência escolar. A experiência estruturou-se na necessidade da escola de desenvolver práticas pedagógicas que fortalecessem a missão de educar numa perspectiva prazerosa, significativa, efetiva e sem violência na construção da cultura da paz. Foi através de oficinas de leitura e produção textual que se procurou atingir o foco linguístico, como também se priorizou uma comunicação com interlocução dos alunos para uma cultura pacífica de convivência, direcionando-os a um envolvimento de diminuição da violência no cotidiano escolar. A pesquisa foi realizada em uma escola pública do ensino fundamental e médio da cidade de Olinda em Pernambuco. Metodologicamente, o estudo se fundamenta numa pesquisa de abordagem qualitativa de caráter descritivo, buscando a constatação do impacto no ambiente escolar provocado pelas atividades propostas de leitura e escrita no combate à violência escolar. Esse relato apresenta reflexões sobre a proposta vivenciada apontando contribuições da prática, tendo em vista que o uso das metodologias que foram utilizadas e que contribuíram para minimizar os índices da violência escolar nas múltiplas “leituras”, de forma que estes conhecimentos os tornassem autônomos e capazes de comunicasse numa perspectiva interativa e com consciência, favorecendo o resgate da autoestima e a promoção de um ambiente de paz escolar, onde as relações interpessoais de todos que fizessem a escola fosse fortalecidas de forma tolerante, harmoniosa, justa e solidária.