Este trabalho é fruto da roda de conversa com professores de uma escola de Manaus/AM sobre o Protagonismo na escola, propõe a discussão sobre o conceito de protagonismo na educação frente à investidura na pesquisa acadêmica e apresenta um recorte sobre os dados coletados no lócus, escola pertencente à Rede Municipal de Ensino. Versa sobre a abordagem qualitativa, tendo como principal técnica a pesquisa participante na qual reunimos elementos capazes de subsidiar nosso objeto de estudo. A priori buscamos o aprofundamento da temática do protagonismo infantil frente ao que é vivenciado no lócus de uma escola pública. Este recorte é uma das etapas de intervenções desenvolvidas no contexto escolar da pesquisa denominada “Contribuições para o protagonismo estudantil: a Educação Integral e as práticas pedagógicas de professores de uma escola pública de Manaus/AM”, do curso de Doutorado em Ciências da Educação, da Universidad de la Integración de las Américas, em Assunção-Paraguay. Esta pesquisa está em andamento na cidade de Manaus, realizada in loco no Centro Integrado Municipal de Educação (CIME) Dra Viviane Estrela Marques Rodella, como parte da investigação baseada na realização do procedimento roda de conversa com 12 professores. Assim, o desenvolvimento de ações pedagógicas que promovam o protagonismo na escola, atribui novo valor do trabalho do professor em que os estudantes se tornem sujeitos de sua aprendizagem, da sua história e da vida, sabendo posicionar-se sobre o mundo e assumindo atitudes críticas com autonomia e participação ativa na transformação social.