Estimulado pelo viés cognitivo-discursivo e sociocultural dos estudos contemporâneos em figuratividade, esta comunicação buscou observar, em memes postados nas redes sociais, como os brasileiros apreenderam, processaram, conceptualizaram e expuseram as suas compreensões acerca do vírus COVID-19. As condições significantes desses memes foram refletidas em todo o tempo para e geração desta pesquisa. Por meio da envergadura Semântica Cognitiva através da Teoria da Metáfora Conceptual e os seus recentes desdobramentos (LAKOFF; JOHNSON, 1980; SALOMÃO, 1999; KÖVECSES, 2005; VEREZA, 2007, 2010; SEMINO, 2008; SOARES DA SILVA & LEITE, 2015; SOUSA, 2016), bem como a partir de alguns trabalhos que procuraram apontar acerca da singularidade dos memes para a interação social entre os indivíduos (ZOPPI-FONTANA, 2016; ALMEIDA; SANTOS, 2020; ALMEIDA; DOS SANTOS; SANTANA, 2021) este trabalho procurou refletir tanto acerca do papel da metaforicidade na arquitetura linguística e textual do corpus selecionado, quanto da importância dela para que a audiência dos memes possa se sentir impactada por eles, incorporando e desenvolvendo, assim, emoções, sensações e subjetividades diversas. Tal contribuição assinalará para o caráter da linguagem figurada como um verdadeiro patrimônio humano de expressão e comunicação. Tais significantes foram vistos observando alunos do ensino fundamental I e II. Metáfora. Memes. Covid-19. Educação