No Brasil a Ciências da Religião assume um lugar decisivo na Educação Escolar a partir da Base Nacional Comum Curricular, (BNCC) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de licenciatura em Ciências da Religião (DCNLCR). A datar da conjunção dessas instituições, este trabalho apresenta o objetivo de analisar a emergência da formação inicial no curso de licenciatura em Ciências da Religião para o exercício profissional da docência no Componente Curricular de Ensino Religioso (CCER) nas escolas brasileiras. Fundamenta-se como um estudo descritivo, bibliográfico, qualitativo e quantitativo, advindo a partir dos resultados das investigações da Pesquisa Social Aplicada desenvolvida no contexto de tese doutoral; bem como, em pesquisa de dados do Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior, cadastro e-MEC, relativos aos cursos iniciados e em atividades de licenciatura em Ciência(s) da(s) Religião(ões) em todo o território nacional. Discute com base na meta 15 do Plano Nacional de Educação (PNE), a iminente necessidade da formação docente de um professor para que no CCER possa desenvolver em sala de aula, conforme os princípios instituídos a partir dessas duas normas, o exercício profissional da docência. Conclui ao verificar que mediante a comprovação da urgência desses professores para os estudantes por todo o país, uma intervenção do MEC para abrir novos cursos de licenciatura em Ciências da Religião, por todo os estados brasileiros, desvela-se como uma ação efetiva, a curto espaço de tempo, para sanar essa necessidade de professor de Ciências da Religião para o CCER.