A monitoria acadêmica é uma atividade desenvolvida no âmbito dos Cursos de Graduação da Universidade, que tem como propósito contribuir com a melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos alunos envolvidos, além de incentivar a formação docente. Particularmente falando, ela é de suma importância para a formação do Biomédico, uma vez que possibilita diversas interações e trocas de conhecimento entre monitores, discentes e docentes. O artigo, ora proposto, tem como objetivo central relatar algumas experiências praticadas durante a monitoria nas disciplinas ‘Processos Físico-Químicos nas Ciências da Vida’ e ‘Biofísica’, ofertadas no curso de Biomedicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Como objetivos específicos, destacam-se: realizar leitura e análise do material bibliográfico sobre os temas abordados nos experimentos laboratoriais (livros, artigos científicos, projetos, etc.); acompanhar e descrever os experimentos supracitados; auxiliar os discentes em suas aulas práticas; ajudar na preparação de um aplicativo de celular desenvolvido pelo professor orientador, com intuito de fomentar a difusão da ciência. Do ponto de vista metodológico, utilizamos a pesquisa experimental que, segundo Botelho e Cruz (2013), implica em recriar, em laboratório, porções da realidade; colocando-se sob controle todas as condições importantes. Deste modo, assegura-se estímulos e avalia-se os efeitos, passando-se a repetir este procedimento com as modificações pertinentes. Com efeito, a participação em um programa de monitoria favoreceu a diversificação da nossa formação curricular, ao passo que possibilitou o aprofundamento entre aulas teóricas e práticas laboratoriais.