Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO ACADÊMICA DO BIOMÉDICO: RELATOS DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97357
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3600
    "inscrito_id" => 16154
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO ACADÊMICA DO BIOMÉDICO: RELATOS DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "A monitoria acadêmica é uma atividade desenvolvida no âmbito dos Cursos de Graduação da Universidade, que tem como propósito contribuir com a melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos alunos envolvidos, além de incentivar a formação docente. Particularmente falando, ela é de suma importância para a formação do Biomédico, uma vez que possibilita diversas interações e trocas de conhecimento entre monitores, discentes e docentes. O artigo, ora proposto, tem como objetivo central relatar algumas experiências praticadas durante a monitoria nas disciplinas ‘Processos Físico-Químicos nas Ciências da Vida’ e ‘Biofísica’, ofertadas no curso de Biomedicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Como objetivos específicos, destacam-se: realizar leitura e análise do material bibliográfico sobre os temas abordados nos experimentos laboratoriais (livros, artigos científicos, projetos, etc.); acompanhar e descrever os experimentos supracitados; auxiliar os discentes em suas aulas práticas; ajudar na preparação de um aplicativo de celular desenvolvido pelo professor orientador, com intuito de fomentar a difusão da ciência. Do ponto de vista metodológico, utilizamos a pesquisa experimental que, segundo Botelho e Cruz (2013), implica em recriar, em laboratório, porções da realidade; colocando-se sob controle todas as condições importantes. Deste modo, assegura-se estímulos e avalia-se os efeitos, passando-se a repetir este procedimento com as modificações pertinentes. Com efeito, a participação em um programa de monitoria favoreceu a diversificação da nossa formação curricular, ao passo que possibilitou o aprofundamento entre aulas teóricas e práticas laboratoriais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID16154_TB3600_04102023095806.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA LETÍCIA DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "LETÍCIA COSTA"
    "autor_email" => "mleticiaccosta@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97357
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3600
    "inscrito_id" => 16154
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO ACADÊMICA DO BIOMÉDICO: RELATOS DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "A monitoria acadêmica é uma atividade desenvolvida no âmbito dos Cursos de Graduação da Universidade, que tem como propósito contribuir com a melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos alunos envolvidos, além de incentivar a formação docente. Particularmente falando, ela é de suma importância para a formação do Biomédico, uma vez que possibilita diversas interações e trocas de conhecimento entre monitores, discentes e docentes. O artigo, ora proposto, tem como objetivo central relatar algumas experiências praticadas durante a monitoria nas disciplinas ‘Processos Físico-Químicos nas Ciências da Vida’ e ‘Biofísica’, ofertadas no curso de Biomedicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Como objetivos específicos, destacam-se: realizar leitura e análise do material bibliográfico sobre os temas abordados nos experimentos laboratoriais (livros, artigos científicos, projetos, etc.); acompanhar e descrever os experimentos supracitados; auxiliar os discentes em suas aulas práticas; ajudar na preparação de um aplicativo de celular desenvolvido pelo professor orientador, com intuito de fomentar a difusão da ciência. Do ponto de vista metodológico, utilizamos a pesquisa experimental que, segundo Botelho e Cruz (2013), implica em recriar, em laboratório, porções da realidade; colocando-se sob controle todas as condições importantes. Deste modo, assegura-se estímulos e avalia-se os efeitos, passando-se a repetir este procedimento com as modificações pertinentes. Com efeito, a participação em um programa de monitoria favoreceu a diversificação da nossa formação curricular, ao passo que possibilitou o aprofundamento entre aulas teóricas e práticas laboratoriais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID16154_TB3600_04102023095806.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA LETÍCIA DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "LETÍCIA COSTA"
    "autor_email" => "mleticiaccosta@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A monitoria acadêmica é uma atividade desenvolvida no âmbito dos Cursos de Graduação da Universidade, que tem como propósito contribuir com a melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos alunos envolvidos, além de incentivar a formação docente. Particularmente falando, ela é de suma importância para a formação do Biomédico, uma vez que possibilita diversas interações e trocas de conhecimento entre monitores, discentes e docentes. O artigo, ora proposto, tem como objetivo central relatar algumas experiências praticadas durante a monitoria nas disciplinas ‘Processos Físico-Químicos nas Ciências da Vida’ e ‘Biofísica’, ofertadas no curso de Biomedicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Como objetivos específicos, destacam-se: realizar leitura e análise do material bibliográfico sobre os temas abordados nos experimentos laboratoriais (livros, artigos científicos, projetos, etc.); acompanhar e descrever os experimentos supracitados; auxiliar os discentes em suas aulas práticas; ajudar na preparação de um aplicativo de celular desenvolvido pelo professor orientador, com intuito de fomentar a difusão da ciência. Do ponto de vista metodológico, utilizamos a pesquisa experimental que, segundo Botelho e Cruz (2013), implica em recriar, em laboratório, porções da realidade; colocando-se sob controle todas as condições importantes. Deste modo, assegura-se estímulos e avalia-se os efeitos, passando-se a repetir este procedimento com as modificações pertinentes. Com efeito, a participação em um programa de monitoria favoreceu a diversificação da nossa formação curricular, ao passo que possibilitou o aprofundamento entre aulas teóricas e práticas laboratoriais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.