O conhecimento etnoecológico abrange elementos culturais transmitidos de geração em geração. Dentre a extensão do tempo, as pessoas conservam saberes etnoculturais, que interligam sociedade, escola e entorno, e podem ser explorados como fontes de rica aprendizagem pelos alunos. O uso de produtos e subprodutos para produção de lambedores medicinais, são fortes elementos contextualizadores a serem investigados pelos alunos nas aulas de ecologia. Neste contexto, este projeto objetiva investigar a influência dos estudos etnoecológicos sobre a educação e o desenvolvimento dos alunos, diante da escola e entorno, buscando trabalhar os aspectos tradicionais locais a partir da metodologia científica. Após um prévio levantamento bibliográfico, os discentes realizaram entrevistas semiestruturadas com moradores da cidade de Mogeiro, que possuem experiência na produção de lambedores medicinais, e utilizam estes, para o tratamento de diversas doenças. Após a análise dos dados coletados, realizada por meio de porcentagem simples, os alunos replicaram as receitas dos lambedores medicinais, e com elas construíram um livro digital. Os discentes puderam comercializar os lambedores durante a feira de ciências da escola, divulgando a cultura local. Visando sempre as práticas sustentáveis incluindo a redução do uso de plásticos, a feitura e consumo utilizam ervas locais, valorizando os produtos da região. Com o projeto os alunos puderam emergir nos aspectos da cultura local, como as plantas medicinais e todos os benefícios positivos, que estas, trazem para a saúde, além de desenvolver sua capacidade crítico analítica, ao interpretar dados coletados em pesquisas de campo. A preservação da cultura local e a promoção de uma educação inclusiva que conecte o ambiente e a escola, tornam-se vitais para a construção de uma educação cada vez mais significativas e que exercitam a protagonismo do aluno, construindo uma educação de cunho integral.