O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) se constitui enquanto uma política que valoriza a formação inicial dos licenciandos, proporcionando uma relação de trocas mútuas entre os centros formadores de professores e as escolas de rede básica de ensino, a partir disso este artigo faz parte de um recorte da monografia, ainda em andamento, da autora acima apresentada, e que está, ainda, em fase de análise dos dados. Neste sentido estes escritos têm como objetivo analisar o que pensam e falam os autores que abordam a temática do PIBID, com o intuito de identificar as oportunidades formativas que esse Programa proporciona aos alunos, professores e instituições participantes, e como as experiências oportunizadas pelo PIBID influenciam na construção da formação docente dos licenciandos. Inicialmente será abordada a perspectiva do PIBID e sua contribuição para o processo formativo dos licenciandos, posteriormente, em um segundo momento será discutido o aspecto de como a identidade docente, se constitui e como esse Programa impacta no processo idenditário. Por fim serão apresentadas algumas considerações acerca da importância dessa política formativa para a melhoria da formação dos professores e da qualidade da educação de modo geral. Dessa forma, essa temática se justifica, a partir de sua relevância para a área de pesquisas educacionais, visto que o PIBID aproxima os licenciandos das realidades que caracterizam a sala de aula, e possibilitam a efetivação de relações sociais diante do exercício da função docente, contribuindo para que os pibidianos consigam atrelar os conhecimentos construídos durante a graduação com as práticas educativas da sala de aula.