RESUMO Este artigo pretende explanar o título que irá descrever sobre; adolescentes em ensino médio: inclusão, protagonismo e empoderamento, a temática justifica-se ao olhar o programa de protagonismo juvenil, implementado no ensino médio nas escolas integrais de Pernambuco, os avanços encontrados e evidenciados nas unidades escolares, a promoção do protagonismo, vislumbrando a autoestima elevada dos estudantes, a inclusão e com isso o seu empoderamento. A metodologia evidencia uma pesquisa bibliográfica, se respaldando no teórico Edgar Morin, alguns autores que corroboram com a epistemologia humanista e sua complexidade. Para o arcabouço teórico também foram pesquisados artigos científicos, no scielo, ao fazer uma revisão bibliográfica, pesquisa em alguns artigos, livros, dissertações e revistas cientificas para embasar a pesquisa; com uma pesquisa qualitativa as impressões são descritas de forma empírica e subjetiva. temos capítulos como a inclusão dos adolescentes no ensino médio, que decorre sobre a inclusão dos adolescentes no ensino médio, o encontro com seus pares de forma bastante peculiar, pois procuram se “encaixar”, se agrupando por afinidades, quer seja intelectuais, emocionais ou espirituais. O segundo capitulo o protagonismo e o empoderamento resulta em inclusão, fala sobre a tomada da decisão para que a inclusão aconteça, o compromentimento das politicas publicas do Estado Pernambuco, demonstra a trajetoria das escolas do integral, em relação ao programa de protagonismo. Na educação inclusiva as discussões ainda são muito recentes, envolvendo dúvidas de vários setores no âmbito educacional, política e social. As mudanças de paradigmas são visíveis, esse conflito, essa crise nos vão levar a uma transformação, após a crise ocorre a mudança, cabe aos setores gerenciar essa crise para venha da melhor forma possível, na educação integral em Pernambuco muito tem a se fazer quanto ao protagonismo e o empoderamento. A relação protagonismo juvenil , inclusão, a autoestima e empoderamento se misturam em uma relação simbiótica onde uma depende da outra para apropriação de ações que irão ajudar na vida pessoal e profissional. As relações interpessoais na educação integral com os protagonistas perpassa por diversas fases de crescimento, verificou-se que estas fases de crescimento são apropriações de ideias e ideais de transformação.