O presente artigo visa inter-relacionar a Educação ambiental no contexto amazônico com a abordagem interdisciplinar presente no ensino de Geografia. A metodologia consiste na apresentação do Arcabouço legal da EA para a educação básica. Ademais, revisão bibliográfica de artigos publicados em periódicos disponíveis em sites confiáveis, na busca utilizou-se palavras chaves que compõem a temática proposta, a fim de fomentar a discussão da educação ambiental no contexto amazônico a partir da Geografia. No Brasil, um grande marco legal referente a educação ambiental nas escolas é a lei 9.795, de 27 de abril de 1999, que intitula a Política Nacional de educação ambiental, estabelece que a EA deve estar presente em todas as instituições de ensino formais, e não formais, No artigo 4, inciso III atribui o caráter inter, multi e transdisciplinaridade da EA como princípio básico. Segundo Guimarães (2004, p. 25) A educação ambiental precisa ser crítica, para gerar transformações necessárias, mediante a realidade da crise socioambiental atual, de proporcionando a formação de alunos mais conscientes sobre a importância da conservação da biodiversidade presente na Amazônia, promovendo assim, adoção de práticas que preservem o meio ambiente, nesse contexto, o ensino Geográfico auxilia na interpretação dos processos antrópicos que geram a degradação da região Amazônia.