A cozinha pedagógica é um local experimental que permite realizar atividades culinárias com crianças, adolescentes e adultos. A partir de abordagens teóricas e práticas, é possível trabalhar com o público alvo oferecendo atividades que visam desenvolver habilidades e capacidades importantes para sua adaptação, independência e inclusão social, considerando a interação do aluno com outras pessoas. Além disso, estando nesse tipo de ambiente é possível criar experiências que façam o aluno ter responsabilidade e consciência sobre o alimento que prepara e consome, ter capacidade de organização no preparo de alimentos, além de trabalhar com os cinco sentidos, expandindo as descobertas e utilizando diferentes linguagens. Neste trabalho, será feita uma abordagem teórica sobre a importância da pedagogia alimentar considerando uma experiência vivida na Cozinha Pedagógica do Colégio Logosófico em Belo Horizonte, Minas Gerais. A partir de revisão bibliográfica e dessa experiência, buscou-se evidenciar que aulas de culinária, que fogem do padrão tradicional de ensino nas escolas, são uma maneira eficaz de instigar o desenvolvimento das crianças no processo pedagógico.