Durante as atividades do PIBID, estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas tiveram a oportunidade de refletir dentro da escola, sobre os usos humanos da água e sua consequente contaminação, em função do Dia Mundial da Água. Próximo à data, em março de 2023, o país vivenciava, ainda em choque, uma alta mortalidade de indígenas na Amazônia, relacionada com a contaminação das águas por atividades de mineração em garimpos ilegais. Nesse contexto, o grupo do PIBID elaborou e desenvolveu uma sequência didática investigativa (SDI), com o objetivo de trabalhar a questão da contaminação das águas, seus usos e conservação. A SDI foi desenvolvida em 3 aulas de 50 minutos, com estudantes do 6º ano em uma escola estadual de Petrolina, PE. Inicialmente foram mostradas imagens da água em diferentes situações de contaminação e com perguntas foi direcionado um debate acerca de como avaliamos o estado da água e como parte da população não tem acesso à água de qualidade. Em seguida, foi proposto um experimento, onde brotos de feijão foram colocados em tubos de ensaio com água e corante alimentício. Os estudantes foram estimulados a levantar hipóteses sobre o que aconteceria com a planta. Após observação, os estudantes puderam verificar que partes da planta tinham absorvido a água com o corante e que folhas, pecíolos ficaram corados. Através da discussão sobre o experimento, os estudantes puderam compreender o fenômeno de bioacumulação de contaminantes nos organismos e nos ambientes. A SDI foi finalizada com um jogo virtual, como uma avaliação dos conhecimentos que puderam ser construídos durante a SDI. As SDIs podem ser introduzidas em momentos letivos distintos e podem ajudar a incluir situações vivenciadas pelo país para reflexão e atrelar a essas situações os conteúdos conceituais correlatos, contribuindo para a formação cidadã.