Esta pesquisa objetiva analisar como as histórias e as culturas indígenas fazem parte das práticas docentes, especificamente na Educação Infantil. Assim, a pesquisa foi realizada em uma escola pública municipal localizada na periferia da cidade de Imperatriz. Foi possível pesquisar nessa escola pelo fato de participarmos do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e com isso o período de ambientação proporcionou maior aproximação com o corpo docente, administrativo e pedagógico da escola. Dessa forma, as vivências na escola proporcionaram a observação participante a partir do objetivo da pesquisa. Utilizamos a abordagem qualitativa e como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Foram sujeitos da pesquisa duas professoras da Pré–Escola II. Para fundamentar a pesquisa utilizamos os trabalhos de Silva e Costa (2018); Ribeiro (2000); Heller (1977). O estudo revelou que ainda são muitos os equívocos sobre os povos indígenas presentes nas práticas docentes, especialmente quando apontam os povos indígenas como pessoas do passado, estáticos no tempo e que todos são iguais em suas culturas, línguas e crenças. Esses resultados destacam a necessidade de uma formação continuada com os professores desde a Educação Infantil, que leve em consideração as questões étnicas e os povos indígenas como protagonistas de suas histórias.