Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“A TRILHA DOS VÍRUS”: UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98940
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5663
    "inscrito_id" => 19340
    "titulo" => "“A TRILHA DOS VÍRUS”: UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "O trabalho objetivou analisar o potencial do jogo didático “A Trilha dos Vírus” para o Ensino de Biologia. Os vírus são microrganismos formados basicamente por uma cápsula de proteínas que envolve seu material genético. Ao se abordar conteúdos que envolvam um campo de observação fora do limiar visual, é importante oportunizar recursos diferenciados, cujas ações promovam dinamismo e interações, como jogos didáticos para o ensino de conteúdos biológicos, principalmente, aqueles que apresentam conceitos e processo abstratos e que requer maior mobilização cognitiva do estudante. A proposta do jogo surgiu a partir das ações desenvolvidas pelos Licenciandos em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco, do Centro Acadêmico da Vitória, mediante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O jogo didático denominado “A Trilha dos Vírus” foi aplicado na EREM Presidente Costa e Silva, Chã de Alegria, Pernambuco. Ele foi produzido na plataforma Canva e impresso em papel A4, com numeração de 1 a 20. Os alunos receberam os materiais e em seguida, a turma foi dividida em dois grupos com seus respectivos líderes. Posteriormente foi realizado comandos que envolvem perguntas sobre os vírus e as viroses, e suas medidas preventivas. Ganhava a equipe que conseguir acertar mais perguntas. Durante o jogo, os estudantes se envolveram ativamente e interagiram constantemente, compartilhando ideias e refletindo sobre o conteúdo. Isso demonstra o quanto o jogo colaborou com uma revisão de conteúdos e fomentou as relações sociais. Ao se utilizar jogos didáticos no ensino de Biologia, pode proporcionar habilidades de integração, socialização e trabalho em equipe, sendo possível contextualizar os conceitos abordados e desenvolver através da atividade lúdica, o interesse dos alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID19340_TB5663_09122023072434.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ CARLOS AMARO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ"
    "autor_email" => "carlos.amaro@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98940
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5663
    "inscrito_id" => 19340
    "titulo" => "“A TRILHA DOS VÍRUS”: UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "O trabalho objetivou analisar o potencial do jogo didático “A Trilha dos Vírus” para o Ensino de Biologia. Os vírus são microrganismos formados basicamente por uma cápsula de proteínas que envolve seu material genético. Ao se abordar conteúdos que envolvam um campo de observação fora do limiar visual, é importante oportunizar recursos diferenciados, cujas ações promovam dinamismo e interações, como jogos didáticos para o ensino de conteúdos biológicos, principalmente, aqueles que apresentam conceitos e processo abstratos e que requer maior mobilização cognitiva do estudante. A proposta do jogo surgiu a partir das ações desenvolvidas pelos Licenciandos em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco, do Centro Acadêmico da Vitória, mediante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O jogo didático denominado “A Trilha dos Vírus” foi aplicado na EREM Presidente Costa e Silva, Chã de Alegria, Pernambuco. Ele foi produzido na plataforma Canva e impresso em papel A4, com numeração de 1 a 20. Os alunos receberam os materiais e em seguida, a turma foi dividida em dois grupos com seus respectivos líderes. Posteriormente foi realizado comandos que envolvem perguntas sobre os vírus e as viroses, e suas medidas preventivas. Ganhava a equipe que conseguir acertar mais perguntas. Durante o jogo, os estudantes se envolveram ativamente e interagiram constantemente, compartilhando ideias e refletindo sobre o conteúdo. Isso demonstra o quanto o jogo colaborou com uma revisão de conteúdos e fomentou as relações sociais. Ao se utilizar jogos didáticos no ensino de Biologia, pode proporcionar habilidades de integração, socialização e trabalho em equipe, sendo possível contextualizar os conceitos abordados e desenvolver através da atividade lúdica, o interesse dos alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID19340_TB5663_09122023072434.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ CARLOS AMARO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ"
    "autor_email" => "carlos.amaro@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O trabalho objetivou analisar o potencial do jogo didático “A Trilha dos Vírus” para o Ensino de Biologia. Os vírus são microrganismos formados basicamente por uma cápsula de proteínas que envolve seu material genético. Ao se abordar conteúdos que envolvam um campo de observação fora do limiar visual, é importante oportunizar recursos diferenciados, cujas ações promovam dinamismo e interações, como jogos didáticos para o ensino de conteúdos biológicos, principalmente, aqueles que apresentam conceitos e processo abstratos e que requer maior mobilização cognitiva do estudante. A proposta do jogo surgiu a partir das ações desenvolvidas pelos Licenciandos em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco, do Centro Acadêmico da Vitória, mediante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O jogo didático denominado “A Trilha dos Vírus” foi aplicado na EREM Presidente Costa e Silva, Chã de Alegria, Pernambuco. Ele foi produzido na plataforma Canva e impresso em papel A4, com numeração de 1 a 20. Os alunos receberam os materiais e em seguida, a turma foi dividida em dois grupos com seus respectivos líderes. Posteriormente foi realizado comandos que envolvem perguntas sobre os vírus e as viroses, e suas medidas preventivas. Ganhava a equipe que conseguir acertar mais perguntas. Durante o jogo, os estudantes se envolveram ativamente e interagiram constantemente, compartilhando ideias e refletindo sobre o conteúdo. Isso demonstra o quanto o jogo colaborou com uma revisão de conteúdos e fomentou as relações sociais. Ao se utilizar jogos didáticos no ensino de Biologia, pode proporcionar habilidades de integração, socialização e trabalho em equipe, sendo possível contextualizar os conceitos abordados e desenvolver através da atividade lúdica, o interesse dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.