O estudo dos efeitos do TDAH na psicomotricidade é relevante pois ajuda a compreender como essa condição pode afetar o desenvolvimento motor e psicomotor das crianças e, consequentemente, seu desempenho acadêmico e social. Ao estudar essa temática, os profissionais podem desenvolver intervenções educacionais específicas, que podem ter um impacto positivo na autoestima, na confiança e no desempenho acadêmico das crianças que apresentam esse quadro. Nesse contexto, o presente estudo, por meio de uma revisão narrativa de literatura, busca versar sobre a importância de intervenções educacionais na psicomotricidade de crianças com quadro de TDAH durante o Ensino Fundamental, desvelando importantes subsídios teóricos - práticos presentes na literatura científica que ajudem a promover uma educação inclusiva e de qualidade. Teve-se como objetivo, resumir e discutir os principais achados de estudos que apareceram nas bases de dados do PsycINFO e na BVS-Psi Brasil. O recorte cronológico dos estudos elencados foi de dez anos (2013 – 2023), porém não definiu-se critérios muito específicos e restritos de inclusão, optando-se por manter todos os estudos considerados relevantes, mas excluindo-se os artigos que apareceram de forma duplicada nas duas bases de dados e que não estivessem em Português. A pesquisa realizada nas duas bases de dados, retornaram 18 artigos científicos que abordaram intervenções psicomotoras em crianças com TDAH, nos últimos dez anos e em português. Porém, após excluir-se os artigos duplicados, o número caiu para 8 pesquisas. Os resultados indicaram que as intervenções psicomotoras podem ser eficazes na melhoria das habilidades motoras, da atenção e do comportamento dessas crianças. Além disso, os autores destacaram que as intervenções psicomotoras podem ser úteis no tratamento do TDAH, pois promovem a melhoria do desempenho acadêmico e social dessas crianças.