Nosso trabalho compreende uma proposta de leitura de textos midiáticos, mais especificamente como o gênero notícia veiculada na mídia brasileira, sobretudo em ambiente digital. Para tanto, com base nos pressupostos da Análise do discurso francesa, mais especificamente na esteira de Michel Foucault, entre outros teóricos do discurso e da comunicação, objetivamos apresentar uma proposta metodológica mediante a análise de matérias sobre a guerra da Ucrânia, pois: "Todo sistema de educação é uma maneira política de manter ou modificar a apropriação dos discursos com os saberes e os poderes que eles trazem consigo" (FOUCAULT, 1971, p. 41). Neste sentido, nosso trabalho configura um recorte do Projeto de Iniciação Científica (Pibic/2022-2023), intitulado, “A narrativa sobre a guerra na Ucrânia em portais ( inter ) nacionais: mecanismos de exclusão e regimes de verdade”, que estamos desenvolvendo no curso de Letras da Universidade Federal da Paraíba. Sendo assim, selecionamos duas notícias do periódicos online CNN, matéria publicada em 22/05/2022, e do G1, matéria publicada em 24/02/2023. Contribuímos para que os alunos do Ensino Médio investiguem, analisem e problematizem as diferentes notícias sobre esta guerra. Propomos uma metodologia de natureza qualitativa sobre o tema, e através desses elementos tecnológicos, buscamos incentivar os alunos a lerem percebendo os processos de subjetividade e analisando as condições de verdade dos enunciados sobre a guerra na Ucrânia. Constatamos, a partir desse estudo, a relevância em articular tecnologia e educação, pois a mídia possibilita diversas formas de interação do leitor. Deste modo, é fundamental que a escola estimule as múltiplas formas de leitura e que permita, pois, um espaço de formação crítica dos alunos ao se depararem com textos que circulam em outras plataformas virtuais.