Neste artigo realizamos estudos com base nos mecanismos de escolha para o cargo de diretor escolar na rede de ensino de escolas públicas no município de Marcelino Vieira/RN. Analisamos que em instituições públicas é mais comum obter cargo de indicação política, assim, objetivamos investigar as formas de admissão ao posto de dirigente escolar. Desse modo, quando envolve o debate de uma administração democrática escolar, não se pode deixar de pensar na forma de como é escolhida o cargo de diretor, que durante muito tempo presenciamos uma realidade que ainda persiste na comunidade escolar, na qual o procedimento da escolha se baseia na nomeação feita por uma autoridade executiva, governo ou prefeito. Na perspectiva de garantir a participação de todos da comunidade escolar nos processos determinantes das instituições de ensino, é necessário a articulação de mecanismos que cumpram de forma positiva para todos os sujeitos que fazem parte da comunidade escolar. Dessa forma, utilizamos como metodologia, uma abordagem qualitativa, empregamos o método de pesquisa de campo e o instrumento da coleta de dados a entrevista. Quanto ao referencial teórico, para embasamento nos respaldamos em Paro (2003) (2011), Mendonça (2000), Silva e Araújo (2020), Libâneo, Oliveira e Toschi, (2012), Dourado (1990), dentre outras concepções que se fizeram pertinentes no decorrer das leituras. Para construção dos dados utilizamos questionários com as seguintes perguntas: Quais as maiores dificuldades encontradas?; Como desenvolveu o trabalho como dirigente?; Quais foram os critérios analisado para sua contratação como dirigente escolar?, Que foram respondida por profissionais que atuaram como dirigentes escolares. Conseguimos identificar a importância das eleições democrática dentro das instituições escolares, salientando a necessidade de um dirigente com personalidade constituída com valores democráticos, estabelecendo aspectos positivos para a cidadania.