O processo de (trans)formação docente é uma articulação de saberes, em que unimos teoria e prática, nesse sentido, o projeto de monitoria possibilita ao licenciando, vivenciar a prática docente e também desenvolver os conhecimentos da disciplina. Desse modo, este estudo tem como objetivo relatar a importância da monitoria no curso de licenciatura através de uma experiência com aula de campo desenvolvida na disciplina de Didática. A aula aconteceu em Angicos, onde ocorreu a experiência pioneira do educador e patrono da educação brasileira, Paulo Freire, na qual, alfabetizou cerca de 300 adultos em 40 horas. Para a construção desse estudo, utilizamos Libâneo (1994), Freire (1996) e Pimenta (1999), sobre a formação, construção da identidade e os saberes necessários à docência. Da análise bibliográfica, percebemos a importância de Paulo Freire e sua contribuição para a formação docente, numa perspectiva dialógica de formação contínua e reflexiva, que deve ser construída e desenvolvida já na graduação. Já a aula de campo se fez importante nesse percurso formativo, pois possibilitou o diálogo entre os estudos freireanos desenvolvidos na monitoria em Didática, com o relato dos ex alunos de Freire que partilharam o desenvolvimento da experiência e o impacto que foi em suas vidas participarem de uma educação conscientizadora, crítica e emancipatória.