Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE MONITORIA NUMA AULA DE CAMPO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
0 of 0
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95759 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1465 "inscrito_id" => 12734 "titulo" => "DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE MONITORIA NUMA AULA DE CAMPO" "resumo" => "O processo de (trans)formação docente é uma articulação de saberes, em que unimos teoria e prática, nesse sentido, o projeto de monitoria possibilita ao licenciando, vivenciar a prática docente e também desenvolver os conhecimentos da disciplina. Desse modo, este estudo tem como objetivo relatar a importância da monitoria no curso de licenciatura através de uma experiência com aula de campo desenvolvida na disciplina de Didática. A aula aconteceu em Angicos, onde ocorreu a experiência pioneira do educador e patrono da educação brasileira, Paulo Freire, na qual, alfabetizou cerca de 300 adultos em 40 horas. Para a construção desse estudo, utilizamos Libâneo (1994), Freire (1996) e Pimenta (1999), sobre a formação, construção da identidade e os saberes necessários à docência. Da análise bibliográfica, percebemos a importância de Paulo Freire e sua contribuição para a formação docente, numa perspectiva dialógica de formação contínua e reflexiva, que deve ser construída e desenvolvida já na graduação. Já a aula de campo se fez importante nesse percurso formativo, pois possibilitou o diálogo entre os estudos freireanos desenvolvidos na monitoria em Didática, com o relato dos ex alunos de Freire que partilharam o desenvolvimento da experiência e o impacto que foi em suas vidas participarem de uma educação conscientizadora, crítica e emancipatória.O processo de (trans)formação docente é uma articulação de saberes, em que unimos teoria e prática, nesse sentido, o projeto de monitoria possibilita ao licenci" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12734_TB1465_20112023142655.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PALOMA SARA DE MORAIS ARCANJO" "autor_nome_curto" => "PALOMA SARA" "autor_email" => "palomasara2607@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95759 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1465 "inscrito_id" => 12734 "titulo" => "DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE MONITORIA NUMA AULA DE CAMPO" "resumo" => "O processo de (trans)formação docente é uma articulação de saberes, em que unimos teoria e prática, nesse sentido, o projeto de monitoria possibilita ao licenciando, vivenciar a prática docente e também desenvolver os conhecimentos da disciplina. Desse modo, este estudo tem como objetivo relatar a importância da monitoria no curso de licenciatura através de uma experiência com aula de campo desenvolvida na disciplina de Didática. A aula aconteceu em Angicos, onde ocorreu a experiência pioneira do educador e patrono da educação brasileira, Paulo Freire, na qual, alfabetizou cerca de 300 adultos em 40 horas. Para a construção desse estudo, utilizamos Libâneo (1994), Freire (1996) e Pimenta (1999), sobre a formação, construção da identidade e os saberes necessários à docência. Da análise bibliográfica, percebemos a importância de Paulo Freire e sua contribuição para a formação docente, numa perspectiva dialógica de formação contínua e reflexiva, que deve ser construída e desenvolvida já na graduação. Já a aula de campo se fez importante nesse percurso formativo, pois possibilitou o diálogo entre os estudos freireanos desenvolvidos na monitoria em Didática, com o relato dos ex alunos de Freire que partilharam o desenvolvimento da experiência e o impacto que foi em suas vidas participarem de uma educação conscientizadora, crítica e emancipatória.O processo de (trans)formação docente é uma articulação de saberes, em que unimos teoria e prática, nesse sentido, o projeto de monitoria possibilita ao licenci" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12734_TB1465_20112023142655.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PALOMA SARA DE MORAIS ARCANJO" "autor_nome_curto" => "PALOMA SARA" "autor_email" => "palomasara2607@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O processo de (trans)formação docente é uma articulação de saberes, em que unimos teoria e prática, nesse sentido, o projeto de monitoria possibilita ao licenciando, vivenciar a prática docente e também desenvolver os conhecimentos da disciplina. Desse modo, este estudo tem como objetivo relatar a importância da monitoria no curso de licenciatura através de uma experiência com aula de campo desenvolvida na disciplina de Didática. A aula aconteceu em Angicos, onde ocorreu a experiência pioneira do educador e patrono da educação brasileira, Paulo Freire, na qual, alfabetizou cerca de 300 adultos em 40 horas. Para a construção desse estudo, utilizamos Libâneo (1994), Freire (1996) e Pimenta (1999), sobre a formação, construção da identidade e os saberes necessários à docência. Da análise bibliográfica, percebemos a importância de Paulo Freire e sua contribuição para a formação docente, numa perspectiva dialógica de formação contínua e reflexiva, que deve ser construída e desenvolvida já na graduação. Já a aula de campo se fez importante nesse percurso formativo, pois possibilitou o diálogo entre os estudos freireanos desenvolvidos na monitoria em Didática, com o relato dos ex alunos de Freire que partilharam o desenvolvimento da experiência e o impacto que foi em suas vidas participarem de uma educação conscientizadora, crítica e emancipatória.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.