A escola deve abordar a questão de gênero de forma inclusiva e respeitosa, garantindo um ambiente acolhedor e seguro para os alunos. É importante que os professores promovam reflexões sobre a diversidade de gênero e de estereótipo, que essas reflexões estejam presentes em todas as disciplinas e atividades. Além disso, é importante que a escola esteja preparada para lidar com situações de violência ou discriminação baseadas em gênero, oferecendo suporte psicológico e recursos para proteção dos alunos. A abordagem de gênero na escola deve ser baseada em valores de igualdade, respeito e dignidade humana, buscando construir uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva. O objetivo deste artigo é investigar as relações de gênero dentro do ambiente escolar e desenvolver estratégias para promover a igualdade de gênero, buscando construir relações saudáveis e inclusivas entre estudantes e educadores. A pesquisa bibliográfica foi utilizada como metodologia para adquirir informações sobre o tema em questão, muitos autores e teóricos têm explorado essa questão de relações de gênero e escola, como as autoras Ana Paula Lopes Bogas Perez, Jane Felipe e Lurdes Corona que abordam tais questões em seus artigos sobre relações de gênero no ambiente escolar. Esses referenciais teóricos nos fornecem uma base sólida para compreendermos a importância desse debate sobre relações de gênero no ambiente escolar. Esperamos que este estudo contribua para a conscientização e sensibilização sobre questões de gênero na escola. Como resultado, esperamos fornecer diretrizes e recomendações práticas para escolas e educadores na promoção de uma educação para a igualdade de gênero, visando a construção de um ambiente escolar mais equitativo e empoderador para todos os indivíduos.