O presente artigo aborda os resultados de um estudo piloto sobre entrevista semiestruturada como ferramenta fundamental para analisar o planejamento e os procedimentos envolvidos na construção de fontes científicas confiáveis na área da educação. A entrevista foi desenvolvida numa escola Estadual no Cone Sul do Estado de Rondônia, o objetivo foi analisar as concepções que determinam os processos avaliativos da aprendizagem de estudantes surdos. Neste artigo será apresentada a trajetória completa de planejamento, aplicação, análise e reestruturação da entrevista semiestruturada utilizada como método de coleta de dados. Durante a elaboração do roteiro de entrevista, todos os passos foram cuidadosamente planejados para evitar respostas enviesadas. O roteiro teve como objetivo auxiliar o entrevistador a obter informações relevantes para a pesquisa, orientando o processo de entrevista. Ao elaborar o roteiro, foram considerados aspectos como a linguagem utilizada, evitando jargões técnicos e adaptando o vocabulário de acordo com o público-alvo. Os resultados obtidos revelaram que a entrevista é de fato uma ferramenta essencial para coletar dados em pesquisas qualitativas. Diante desse estudo, destaca-se a importância de planejar cuidadosamente as entrevistas, levando em consideração as especificidades do contexto e dos participantes, a fim de obter dados confiáveis e relevantes para a pesquisa. Esses dados contribuem para uma melhor compreensão e aprimoramento das práticas educacionais.