O presente estudo propõe o uso da robótica como ferramenta de verificação de aprendizagem para os alunos do Ensino Médio Técnico em Informática, visando fortalecer os conceitos construídos em sala de aula. A falta de oportunidades de visualizações práticas dos conceitos aprendidos pode resultar em desempenhos insatisfatórios e desmotivação por parte dos alunos, especialmente na programação. O objetivo desta pesquisa é propor uma abordagem que permita aos alunos consolidar e aplicar os conhecimentos adquiridos por meio da interação com robôs. O estudo terá um caráter quantitativo, utilizando questionários para avaliar o desempenho e o conhecimento em programação. Além disso, serão realizadas oficinas, no Campus Caxias, integrando o conhecimento dos alunos do curso técnico em informática com a robótica, por meio de atividades práticas conduzidas em grupos. Espera-se que essas abordagens promovam o desenvolvimento de habilidades essenciais, como resolução de problemas, pensamento crítico e trabalho em equipe, além de estimular a criatividade e a inovação. As oficinas virão a proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar seus conhecimentos teóricos em situações reais, tornando o aprendizado mais significativo e estimulante. A interação com a robótica permitirá que os estudantes experimentem e observem os resultados de suas próprias criações, fortalecendo ainda mais sua compreensão e motivação. Com base nos resultados obtidos, espera-se evidenciar os benefícios dessa abordagem na promoção da aprendizagem efetiva em programação, enriquecendo a formação dos alunos no ensino médio técnico em informática.