É evidente que o ensino de forma lúdica proporciona uma metodologia de forma criativa e inovadora, oportunizando aos alunos uma melhor assimilação do conteúdo proposto. A falta de motivação por parte dos discentes, muitas vezes se dá pelo fato da atuação docente estar associada a uma linha de ensino tradicional no ambiente escolar, fazendo com que a aula se torne cansativa e haja o desinteresse dos educandos, dificultando a formação dos saberes e desenvolvimento do pensamento crítico. Dessa forma, a presente pesquisa teve por intuito desenvolver um jogo de tabuleiro, na forma de um quiz, desenvolvido por licenciandos do curso de Química da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), aplicando-se a ferramenta em uma turma de primeiro ano de uma escola pública da rede estadual de ensino na cidade de Cubati-PB. O jogo foi elaborado como uma forma de revisar os conteúdos: As propriedades da matéria e os modelos atômicos. Os jogos no ensino de química são ferramentas que atraem e estimulam o processo de construção de conhecimento de forma significativa, gerando-se uma interação entre aluno/aluno e aluno/professor, e através disso é possível identificar o desenvolvimento, mas também as dificuldades dos alunos referente a compreensão das temáticas que foram abordadas. Neste âmbito, foi realizada a aplicação de um questionário pós, que teve por intuito avaliar a metodologia aplicada, e a partir das respostas dos alunos, pode-se inferir que houve um grau de satisfação em relação a proposta didática desenvolvida com os mesmos, sendo assim, considera-se que a inserção de jogos no ensino de química contribui para uma melhoria do ensino-aprendizagem.