Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LUDICIDADE NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA PROPOSTA DE REVISÃO DE CONTEÚDO POR MEIO DA APLICAÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98358
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4914
    "inscrito_id" => 2329
    "titulo" => "A LUDICIDADE NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA PROPOSTA DE REVISÃO DE CONTEÚDO POR MEIO DA APLICAÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO."
    "resumo" => "É evidente que o ensino de forma lúdica proporciona uma metodologia de forma criativa e inovadora, oportunizando aos alunos uma melhor assimilação do conteúdo proposto. A falta de motivação por parte dos discentes, muitas vezes se dá pelo fato da atuação docente estar associada a uma linha de ensino tradicional no ambiente escolar, fazendo com que a aula se torne cansativa e haja o desinteresse dos educandos, dificultando a formação dos saberes e desenvolvimento do pensamento crítico. Dessa forma, a presente pesquisa teve por intuito desenvolver um jogo de tabuleiro, na forma de um quiz, desenvolvido por licenciandos do curso de Química da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), aplicando-se a ferramenta em uma turma de primeiro ano de uma escola pública da rede estadual de ensino na cidade de Cubati-PB. O jogo foi elaborado como uma forma de revisar os conteúdos: As propriedades da matéria e os modelos atômicos. Os jogos no ensino de química são ferramentas que atraem e estimulam o processo de construção de conhecimento de forma significativa, gerando-se uma interação entre aluno/aluno e aluno/professor, e através disso é possível identificar o desenvolvimento, mas também as dificuldades dos alunos referente a compreensão das temáticas que foram abordadas. Neste âmbito, foi realizada a aplicação de um questionário pós, que teve por intuito avaliar a metodologia aplicada, e a partir das respostas dos alunos, pode-se inferir que houve um grau de satisfação em relação a proposta didática desenvolvida com os mesmos, sendo assim, considera-se que a inserção de jogos no ensino de química contribui para uma melhoria do ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2329_TB4914_02122023132414.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON SALES NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON"
    "autor_email" => "andersonsalesn05@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98358
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4914
    "inscrito_id" => 2329
    "titulo" => "A LUDICIDADE NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA PROPOSTA DE REVISÃO DE CONTEÚDO POR MEIO DA APLICAÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO."
    "resumo" => "É evidente que o ensino de forma lúdica proporciona uma metodologia de forma criativa e inovadora, oportunizando aos alunos uma melhor assimilação do conteúdo proposto. A falta de motivação por parte dos discentes, muitas vezes se dá pelo fato da atuação docente estar associada a uma linha de ensino tradicional no ambiente escolar, fazendo com que a aula se torne cansativa e haja o desinteresse dos educandos, dificultando a formação dos saberes e desenvolvimento do pensamento crítico. Dessa forma, a presente pesquisa teve por intuito desenvolver um jogo de tabuleiro, na forma de um quiz, desenvolvido por licenciandos do curso de Química da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), aplicando-se a ferramenta em uma turma de primeiro ano de uma escola pública da rede estadual de ensino na cidade de Cubati-PB. O jogo foi elaborado como uma forma de revisar os conteúdos: As propriedades da matéria e os modelos atômicos. Os jogos no ensino de química são ferramentas que atraem e estimulam o processo de construção de conhecimento de forma significativa, gerando-se uma interação entre aluno/aluno e aluno/professor, e através disso é possível identificar o desenvolvimento, mas também as dificuldades dos alunos referente a compreensão das temáticas que foram abordadas. Neste âmbito, foi realizada a aplicação de um questionário pós, que teve por intuito avaliar a metodologia aplicada, e a partir das respostas dos alunos, pode-se inferir que houve um grau de satisfação em relação a proposta didática desenvolvida com os mesmos, sendo assim, considera-se que a inserção de jogos no ensino de química contribui para uma melhoria do ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2329_TB4914_02122023132414.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON SALES NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON"
    "autor_email" => "andersonsalesn05@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

É evidente que o ensino de forma lúdica proporciona uma metodologia de forma criativa e inovadora, oportunizando aos alunos uma melhor assimilação do conteúdo proposto. A falta de motivação por parte dos discentes, muitas vezes se dá pelo fato da atuação docente estar associada a uma linha de ensino tradicional no ambiente escolar, fazendo com que a aula se torne cansativa e haja o desinteresse dos educandos, dificultando a formação dos saberes e desenvolvimento do pensamento crítico. Dessa forma, a presente pesquisa teve por intuito desenvolver um jogo de tabuleiro, na forma de um quiz, desenvolvido por licenciandos do curso de Química da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), aplicando-se a ferramenta em uma turma de primeiro ano de uma escola pública da rede estadual de ensino na cidade de Cubati-PB. O jogo foi elaborado como uma forma de revisar os conteúdos: As propriedades da matéria e os modelos atômicos. Os jogos no ensino de química são ferramentas que atraem e estimulam o processo de construção de conhecimento de forma significativa, gerando-se uma interação entre aluno/aluno e aluno/professor, e através disso é possível identificar o desenvolvimento, mas também as dificuldades dos alunos referente a compreensão das temáticas que foram abordadas. Neste âmbito, foi realizada a aplicação de um questionário pós, que teve por intuito avaliar a metodologia aplicada, e a partir das respostas dos alunos, pode-se inferir que houve um grau de satisfação em relação a proposta didática desenvolvida com os mesmos, sendo assim, considera-se que a inserção de jogos no ensino de química contribui para uma melhoria do ensino-aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.