“A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede” já dizia Carlos Drummond de Andrade. Mais do que uma constatação, essas palavras de Drummond nos permitem um espaço provocativo para, através de nossa práxis, achegarmo-nos à literatura, com respeito, com admiração, com prazer, com fruição. A literatura é de fundamental importância para a construção social e pessoal de cada ser humano e, quando apresentada como arte, pode provocar inúmeras sensações, emoções e sentimentos. Neste estudo, objetiva-se discutir o texto literário a partir da contação de histórias e da formação dos estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia do CCHSA/UFPB como contadores de histórias. Adotamos como percurso metodológico, a abordagem qualitativa, sob o respaldo da pesquisa-ação como método de análise. Nosso estudo de abordagem qualitativa está assim configurado para a aplicabilidade do método pesquisa-ação: identificação da problemática; caracterização do problema; planejamento das atividades; avaliação do desenvolvimento das atividades; conclusão das atividades através da publicação e divulgação dos resultados. Dentre os quais, destacamos: mais diálogo e reflexão sobre o conceito de “leitores-fruidores”, destacado na BNCC, entre estudantes de Pedagogia; formação de um grupo de “contadores de histórias” entre os estudantes de Pedagogia; produção de conhecimento e produção científica sobre a temática, que corrobore para o campo conceitual das tessituras que envolvem uma literatura voltada para crianças que fomenta o sentido estético do texto literário.