Este trabalho é o resultado de uma pesquisa qualitativa e quantitativa desenvolvida por licenciandos em matemática do IFRN que são bolsistas do Programa de Iniciação à Docência - PIBID. O objetivo principal dessa pesquisa foi realizar um diagnóstico da aprendizagem em matemática, dos estudantes do Ensino Médio Regular e da Educação de Jovens e Adultos - EJA, do turno noturno da escola Instituto Padre Miguelinho – Natal/RN. Para a coleta de dados, foi aplicado um teste de sondagem em todas as turmas, com perguntas objetivas e subjetivas, e junto aos professores de Matemática da escola foi realizado um questionário de perguntas abertas, para um maior entendimento dos impactos da pandemia no ensino de matemática sob a ótica destes. A partir desses resultados, compreendemos os impactos sofrido no ensino de matemática da instituição no período de pandemia. A partir disto, como umas soluções para melhorar o ensino de matemática na escola, foi o curso de nivelamento das turmas, onde os acadêmicos realizam pelo menos uma aula por semana, fazendo intervenções com material concreto, jogos e novas tecnologias. Para analisar o impacto deste curso utilizamos a Engenharia Didática como metodologia de pesquisa. A partir desse conjunto de ações, apresentamos as limitações causadas pela Pandemia na relação entre os discentes e o processo de aprendizagem, bem como as potencialidades pedagógicas do uso de metodologias nãotradicionais no ensino de Matemática.