Este estudo tem por finalidade aprofundar a discussão acerca da importância da ética na preservação da integridade no âmbito da pesquisa científica no campo da educação. Nesse sentido, o texto discute sobre a significância da ética na condução da pesquisa, enfatizando os princípios basilares que orientam a conduta íntegra dos/as pesquisadores/as. O estudo explora a relevância ética na garantia da integridade do processo de pesquisa, na salvaguarda dos direitos dos/as participantes envolvidos e na sustentação da credibilidade dos resultados alcançados. Além disso, aborda os desafios enfrentados pelos/as pesquisadores/as ao adaptar pesquisas na área das Ciências Humanas e Sociais ao sistema de revisão ética das Ciências da Saúde; a atuação dos Comitês de Ética, assim como as implicações do plágio e outras más condutas na pesquisa científica, especialmente no campo educacional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo e bibliográfico, que utiliza as contribuições teóricas de autores/as como Krokoscz (2011), Severino (2014), Silva (2008) e Vilaça (2015). Os resultados da investigação apontam que os mecanismos de detecção de fraude estão em constante aprimoramento, o que amplia as oportunidades para monitorar incidentes e aplicar medidas punitivas contra aqueles/as que praticam tais atos. Atualmente, nota-se um movimento abrangente que envolve universidades e outras instituições de destaque em nível nacional, visando fortalecer iniciativas voltadas para promoção da integridade científica.