Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PRÁTICA DOCENTE E O USO DO SOFTWARE LUZ DO SABER NA RECOMPOSIÇÃO DE APRENDIZAGENS NUM MUNICÍPIO CEARENSE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96500
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2443
    "inscrito_id" => 8943
    "titulo" => "A PRÁTICA DOCENTE E O USO DO SOFTWARE LUZ DO SABER NA RECOMPOSIÇÃO DE APRENDIZAGENS NUM MUNICÍPIO CEARENSE"
    "resumo" => "Implementado no ensino regular pela Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC), o software Luz do Saber, consiste em uma ferramenta de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) cujo objetivo é desenvolver habilidades dos alunos em leitura, escrita e oralidade. Com o retorno das atividades escolares presencial, após período pandêmico da covid-19, a SEDUC passou a elaborar e propor propostas pedagógicas para recomposição da aprendizagem. Nesse sentido, o software Luz do Saber surge como uma ferramenta propícia para auxiliar no processo de recomposição da aprendizagem nas escolas Cearenses, considerando estudantes em diferentes níveis de aprendizagem. Tendo em vista as dificuldades de trabalhar com outros programas que utilizam de fontes e informações acerca do tema, surgiu a motivação desta investigação, acrescentando a problemática da relação técnico-pedagógica que os docentes possuem com as TICs. A pesquisa consistiu em investigar a aplicabilidade, o efeito e aceitabilidade do uso do software educativo Luz do Saber por professores nos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas do município de Paraipaba/CE. A pesquisa é um trabalho de campo, seguida por uma abordagem de cunho qualitativa acerca dos desafios enfrentados pelos professores na adoção de estratégias de ensino com as TICs. Considerando o atual cenário na recomposição da aprendizagem, especialmente pós pandemia de covid-19, a utilização do software Luz do Saber contribuirá para que os professores possam articular novas experiências e práticas pedagógicas visando a recomposição da aprendizagem do aluno do município de Paraipaba/CE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID8943_TB2443_05052023100309.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HEITOR PEREIRA DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "HEITOR"
    "autor_email" => "profheitor.carvalho@gmail"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96500
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2443
    "inscrito_id" => 8943
    "titulo" => "A PRÁTICA DOCENTE E O USO DO SOFTWARE LUZ DO SABER NA RECOMPOSIÇÃO DE APRENDIZAGENS NUM MUNICÍPIO CEARENSE"
    "resumo" => "Implementado no ensino regular pela Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC), o software Luz do Saber, consiste em uma ferramenta de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) cujo objetivo é desenvolver habilidades dos alunos em leitura, escrita e oralidade. Com o retorno das atividades escolares presencial, após período pandêmico da covid-19, a SEDUC passou a elaborar e propor propostas pedagógicas para recomposição da aprendizagem. Nesse sentido, o software Luz do Saber surge como uma ferramenta propícia para auxiliar no processo de recomposição da aprendizagem nas escolas Cearenses, considerando estudantes em diferentes níveis de aprendizagem. Tendo em vista as dificuldades de trabalhar com outros programas que utilizam de fontes e informações acerca do tema, surgiu a motivação desta investigação, acrescentando a problemática da relação técnico-pedagógica que os docentes possuem com as TICs. A pesquisa consistiu em investigar a aplicabilidade, o efeito e aceitabilidade do uso do software educativo Luz do Saber por professores nos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas do município de Paraipaba/CE. A pesquisa é um trabalho de campo, seguida por uma abordagem de cunho qualitativa acerca dos desafios enfrentados pelos professores na adoção de estratégias de ensino com as TICs. Considerando o atual cenário na recomposição da aprendizagem, especialmente pós pandemia de covid-19, a utilização do software Luz do Saber contribuirá para que os professores possam articular novas experiências e práticas pedagógicas visando a recomposição da aprendizagem do aluno do município de Paraipaba/CE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID8943_TB2443_05052023100309.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HEITOR PEREIRA DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "HEITOR"
    "autor_email" => "profheitor.carvalho@gmail"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Implementado no ensino regular pela Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC), o software Luz do Saber, consiste em uma ferramenta de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) cujo objetivo é desenvolver habilidades dos alunos em leitura, escrita e oralidade. Com o retorno das atividades escolares presencial, após período pandêmico da covid-19, a SEDUC passou a elaborar e propor propostas pedagógicas para recomposição da aprendizagem. Nesse sentido, o software Luz do Saber surge como uma ferramenta propícia para auxiliar no processo de recomposição da aprendizagem nas escolas Cearenses, considerando estudantes em diferentes níveis de aprendizagem. Tendo em vista as dificuldades de trabalhar com outros programas que utilizam de fontes e informações acerca do tema, surgiu a motivação desta investigação, acrescentando a problemática da relação técnico-pedagógica que os docentes possuem com as TICs. A pesquisa consistiu em investigar a aplicabilidade, o efeito e aceitabilidade do uso do software educativo Luz do Saber por professores nos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas do município de Paraipaba/CE. A pesquisa é um trabalho de campo, seguida por uma abordagem de cunho qualitativa acerca dos desafios enfrentados pelos professores na adoção de estratégias de ensino com as TICs. Considerando o atual cenário na recomposição da aprendizagem, especialmente pós pandemia de covid-19, a utilização do software Luz do Saber contribuirá para que os professores possam articular novas experiências e práticas pedagógicas visando a recomposição da aprendizagem do aluno do município de Paraipaba/CE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.