Afogados da Ingazeira, importante centro comercial, educacional, religioso e turístico da região do Sertão do Pajeú pernambucano, tem seu mercado imobiliário em ascensão, mas faltam dados e qualificação profissional nas áreas de gestão, tecnologias da informação e comunicação. Para suprir essa demanda, o Programa de Formação em Ferramentas de Gestão de Empresas, propôs formar estudantes, profissionais e empreendedores para uso de ferramentas de gestão e recursos de colaboração em nuvem. Um curso de três meses, carga horária de 50h, e estratégia de ensino expositiva e dialógica, permitiu construir conhecimento por meio da aprendizagem colaborativa e uso de ferramentas síncronas e assíncronas, visando a reduzir a distância transacional. Sete dos alunos foram selecionados com bolsa para participar de 120 horas de atividades remotas e presenciais de Extensão, em estratégia de ensino heurística, e puderam resolver problemas reais no ambiente organizacional da empresa parceira, com orientação da Professora Integradora. Nessa fase, os estudantes aprenderam técnicas de relacionamento interpessoal, realizaram estudo de mercado e concorrência, e conheceram processos de trabalho da empresa. O diagnóstico dos estudantes, baseado no estudo in loco, identificou alto grau de dificuldade na gestão, tanto por falta de capacitação dos profissionais quanto por déficit de colaboradores e baixa presença digital. Assim, os estudantes propuseram intervenções nas áreas de marketing digital, planejamento, comunicação e gestão da informação, estratégias de compartilhamento de informações e documentos na nuvem, além de melhorias na comunicação com os clientes, cujo perfil foi identificado nesse projeto. Observou-se aumento do interesse por qualificação, no âmbito da empresa estudada, e da percepção dos estudantes quanto às vantagens de buscar e aplicar conhecimentos, de forma que concluíram o projeto mais seguros e motivados para atuar no mercado de trabalho e agir como multiplicadores de conhecimento na região.