O presente trabalho tem por objetivo principal apresentar reflexões sobre a temática da Inclusão nas escolas através da analise do cotidiano escolar de dois alunos com Deficiência Intelectual em duas escolas Regulares de Niterói – Região Metropolitana do Rio de Janeiro, visando compreender como é abordada a inclusão escolar de alunos com Necessidades Especiais no cotidiano das instituições. A escola pesquisada P é uma escola da rede privada de ensino e relata em seus documentos oficiais basear-se na metodologia Sócio Interacionista, onde professores e alunos constroem, juntos, o conhecimento. Já a escola N tem a composição de associação, e relata em seus documentos oficiais ter uma prática de educação participativa, democrática, ética, fraterna, transformadora. Construir uma escola de qualidade e inclusiva, que atenda aos interesses e às necessidades da comunidade escolar, requer diversas mudanças, a começar pela reflexão sobre o direito à educação e sobre a percepção existente em relação à inclusão escolar de pessoas que apresentam deficiência. Com base num estudo de caso através esses estudantes, escolas e famílias, apresentamos algumas reflexões acerca das concepções de currículo escolar, sob a ótica da inclusão escolar. Foram realizadas entrevistas com os tutores dos estudantes, assim como alguns professores das Instituições de Ensino. Esta é uma pesquisa qualitativa, na qual os dados coletados foram aproveitados sob a forma de análise dos conteúdos, privilegiando, portanto, a fala dos sujeitos. Concluiu-se, entre outras coisas, que, apesar de a escola P e N debruçarem-se no sentido de acolher os respectivos estudantes e inseri-los no ambiente escolar, a inclusão escolar ainda não acontece por completo, e existem muitos pontos a serem melhorados no sentido de promover uma educação verdadeiramente inclusiva, contribuindo com as discussões sobre a complexidade dos processos educacionais nos diversos âmbitos da educação O presente trabalho tem por objetivo principal apresentar reflexões sobre a temática da Inclusão nas escolas através da analise do cotidiano escolar de dois alunos com Deficiência Intelectual em duas escolas Regulares de Niterói – Região Metropolitana do Rio de Janeiro, visando compreender como é abordada a inclusão escolar de alunos com Necessidades Especiais no cotidiano das instituições. A escola pesquisada P é uma escola da rede privada de ensino e relata em seus documentos oficiais basear-se na metodologia Sócio Interacionista, onde professores e alunos constroem, juntos, o conhecimento. Já a escola N tem a composição de associação, e relata em seus documentos oficiais ter uma prática de educação participativa, democrática, ética, fraterna, transformadora. Construir uma escola de qualidade e inclusiva, que atenda aos interesses e às necessidades da comunidade escolar, requer diversas mudanças, a começar pela reflexão sobre o direito à educação e sobre a percepção existente em relação à inclusão escolar de pessoas que apresentam deficiência. Com base num estudo de caso através esses estudantes, escolas e famílias, apresentamos algumas reflexões acerca das concepções de currículo escolar, sob a ótica da inclusão escolar. Foram realizadas entrevistas com os tutores dos estudantes, assim como alguns professores das Instituições de Ensino. Esta é uma pesquisa qualitativa, na qual os dados coletados foram aproveitados sob a forma de análise dos conteúdos, privilegiando, portanto, a fala dos sujeitos. Concluiu-se, entre outras coisas, que, apesar de a escola P e N debruçarem-se no sentido de acolher os respectivos estudantes e inseri-los no ambiente escolar, a inclusão escolar ainda não acontece por completo, e existem muitos pontos a serem melhorados no sentido de promover uma educação verdadeiramente inclusiva, contribuindo com as discussões sobre a complexidade dos processos educacionais nos diversos âmbitos da educação inclusiva.