Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LITERATURA DE CORDEL COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOPEDAGOGIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97843
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4258
    "inscrito_id" => 6414
    "titulo" => "A LITERATURA DE CORDEL COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOPEDAGOGIA"
    "resumo" => "A literatura de cordel é uma excelente aliada no processo de alfabetização e letramento, ela favorece um contato direto com aspectos relevantes da cultura, fortalecendo as particularidades da arte e da identidade nordestina, funciona também como facilitadora no processo de memorização, motivação e aprendizagem. E pode promover um maior domínio sobre habilidades preditoras da leitura, como por exemplo, a rima. Buscando aliar a literatura de cordel ao assessoramento psicopedagógico na área da leitura e escrita, foi desenvolvido um plano de ações interventivas durante a experiência do estágio supervisionado. O campo de desenvolvimento do estágio foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Aruanda, localizada em João Pessoa-PB, no período de 21 de setembro de 2022 a 15 de dezembro do mesmo ano. O estágio foi realizado em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental, com 28 alunos. Considerando as observações reunidas após o período de avaliações (observações e entrevistas) da turma, foi possível perceber que a principal demanda era de leitura e escrita. Aliar a ludicidade ao processo de alfabetização possibilita o despertar da curiosidade e a vontade de aprender, além de incentivar a criatividade, instigar a imaginação e estimular o pensamento crítico. Dessa forma, foram planejadas e realizadas 6 atividades relacionadas com a literatura de cordel, sendo elas: (1) Jogo das rimas com palavras; (2) Roda de conversa; (3) Xilogravando; (4) Circuito lúdico da aprendizagem; (5) Caça ao tesouro em cordel; (6) Encerramento do estágio. O objetivo principal do presente trabalho foi tentar sanar/diminuir as dificuldades de leitura e escrita da referida turma de forma lúdica e com a interação dos alunos. Com a realização do estágio, foi possível ampliar o conhecimento acerca do funcionamento da psicopedagogia institucional, bem como proporcionar aos estudantes momentos de aprendizagem memoráveis e significativos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID6414_TB4258_20112023133348.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELLEN MILÊNIA LEAL DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "HELLEN"
    "autor_email" => "hellenmilenialeals@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97843
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4258
    "inscrito_id" => 6414
    "titulo" => "A LITERATURA DE CORDEL COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOPEDAGOGIA"
    "resumo" => "A literatura de cordel é uma excelente aliada no processo de alfabetização e letramento, ela favorece um contato direto com aspectos relevantes da cultura, fortalecendo as particularidades da arte e da identidade nordestina, funciona também como facilitadora no processo de memorização, motivação e aprendizagem. E pode promover um maior domínio sobre habilidades preditoras da leitura, como por exemplo, a rima. Buscando aliar a literatura de cordel ao assessoramento psicopedagógico na área da leitura e escrita, foi desenvolvido um plano de ações interventivas durante a experiência do estágio supervisionado. O campo de desenvolvimento do estágio foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Aruanda, localizada em João Pessoa-PB, no período de 21 de setembro de 2022 a 15 de dezembro do mesmo ano. O estágio foi realizado em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental, com 28 alunos. Considerando as observações reunidas após o período de avaliações (observações e entrevistas) da turma, foi possível perceber que a principal demanda era de leitura e escrita. Aliar a ludicidade ao processo de alfabetização possibilita o despertar da curiosidade e a vontade de aprender, além de incentivar a criatividade, instigar a imaginação e estimular o pensamento crítico. Dessa forma, foram planejadas e realizadas 6 atividades relacionadas com a literatura de cordel, sendo elas: (1) Jogo das rimas com palavras; (2) Roda de conversa; (3) Xilogravando; (4) Circuito lúdico da aprendizagem; (5) Caça ao tesouro em cordel; (6) Encerramento do estágio. O objetivo principal do presente trabalho foi tentar sanar/diminuir as dificuldades de leitura e escrita da referida turma de forma lúdica e com a interação dos alunos. Com a realização do estágio, foi possível ampliar o conhecimento acerca do funcionamento da psicopedagogia institucional, bem como proporcionar aos estudantes momentos de aprendizagem memoráveis e significativos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID6414_TB4258_20112023133348.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELLEN MILÊNIA LEAL DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "HELLEN"
    "autor_email" => "hellenmilenialeals@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A literatura de cordel é uma excelente aliada no processo de alfabetização e letramento, ela favorece um contato direto com aspectos relevantes da cultura, fortalecendo as particularidades da arte e da identidade nordestina, funciona também como facilitadora no processo de memorização, motivação e aprendizagem. E pode promover um maior domínio sobre habilidades preditoras da leitura, como por exemplo, a rima. Buscando aliar a literatura de cordel ao assessoramento psicopedagógico na área da leitura e escrita, foi desenvolvido um plano de ações interventivas durante a experiência do estágio supervisionado. O campo de desenvolvimento do estágio foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Aruanda, localizada em João Pessoa-PB, no período de 21 de setembro de 2022 a 15 de dezembro do mesmo ano. O estágio foi realizado em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental, com 28 alunos. Considerando as observações reunidas após o período de avaliações (observações e entrevistas) da turma, foi possível perceber que a principal demanda era de leitura e escrita. Aliar a ludicidade ao processo de alfabetização possibilita o despertar da curiosidade e a vontade de aprender, além de incentivar a criatividade, instigar a imaginação e estimular o pensamento crítico. Dessa forma, foram planejadas e realizadas 6 atividades relacionadas com a literatura de cordel, sendo elas: (1) Jogo das rimas com palavras; (2) Roda de conversa; (3) Xilogravando; (4) Circuito lúdico da aprendizagem; (5) Caça ao tesouro em cordel; (6) Encerramento do estágio. O objetivo principal do presente trabalho foi tentar sanar/diminuir as dificuldades de leitura e escrita da referida turma de forma lúdica e com a interação dos alunos. Com a realização do estágio, foi possível ampliar o conhecimento acerca do funcionamento da psicopedagogia institucional, bem como proporcionar aos estudantes momentos de aprendizagem memoráveis e significativos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.