A literatura de cordel é uma excelente aliada no processo de alfabetização e letramento, ela favorece um contato direto com aspectos relevantes da cultura, fortalecendo as particularidades da arte e da identidade nordestina, funciona também como facilitadora no processo de memorização, motivação e aprendizagem. E pode promover um maior domínio sobre habilidades preditoras da leitura, como por exemplo, a rima. Buscando aliar a literatura de cordel ao assessoramento psicopedagógico na área da leitura e escrita, foi desenvolvido um plano de ações interventivas durante a experiência do estágio supervisionado. O campo de desenvolvimento do estágio foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Aruanda, localizada em João Pessoa-PB, no período de 21 de setembro de 2022 a 15 de dezembro do mesmo ano. O estágio foi realizado em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental, com 28 alunos. Considerando as observações reunidas após o período de avaliações (observações e entrevistas) da turma, foi possível perceber que a principal demanda era de leitura e escrita. Aliar a ludicidade ao processo de alfabetização possibilita o despertar da curiosidade e a vontade de aprender, além de incentivar a criatividade, instigar a imaginação e estimular o pensamento crítico. Dessa forma, foram planejadas e realizadas 6 atividades relacionadas com a literatura de cordel, sendo elas: (1) Jogo das rimas com palavras; (2) Roda de conversa; (3) Xilogravando; (4) Circuito lúdico da aprendizagem; (5) Caça ao tesouro em cordel; (6) Encerramento do estágio. O objetivo principal do presente trabalho foi tentar sanar/diminuir as dificuldades de leitura e escrita da referida turma de forma lúdica e com a interação dos alunos. Com a realização do estágio, foi possível ampliar o conhecimento acerca do funcionamento da psicopedagogia institucional, bem como proporcionar aos estudantes momentos de aprendizagem memoráveis e significativos.