Este artigo traz um relato de experiência de uma disciplina obrigatória ministrada no curso de Especialização em Psicopedagogia na Upe - Mata Norte sobre Educação Sexual na Contemporaneidade. A disciplina ocorreu nos meses de março e abril de 2021, no modelo remoto. A turma era composta por 21 alunos/as, sendo 20 do sexo feminino e 1 do sexo masculino. Com exceção de 1 aluno que também era psicólogo, todas as demais alunas atuavam na educação, tendo formação em Pedagogia. A referida disciplina, tinha o objetivo de trazer a compreensão o debate sobre educação sexual, abordando temas como gênero e sexualidade, desafios da educação sexual, um breve histórico da educação sexual no brasil, os direitos sexuais, equívocos e polêmicas em torna das questões de gênero e sexualidade, a construção escolar das diferenças, entre outros. Ao apresentar o programa da disciplina, um fato nos chamou atenção: a total ausência de conhecimentos dos alunos/as sobre o tema educação sexual. Ao longo da disciplina foi possível problematizar algumas “verdades” sobre educação sexual, bem como trabalhar a educação para o reconhecimento da diversidade sexual. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa do tipo relato de experiência para evidenciar as vivências formativas dos alunos sobre gênero e sexualidade. Na percepção dos alunos/as, trabalhar sexualidade e gênero nas escolas ainda é um tabu. Reafirmamos a importância de incluir esta temática no currículo de formação de professores, a nível de graduação. Esta disciplina contribuiu de forma a preencher uma lacuna deixada pela licenciatura, mas sabemos que só um componente não resolverá a questão, ou seja, não dará conta de capacitar estes profissionais da educação, sendo necessário contar com programas educativos que problematizem as questões e busque superar o senso comum. Como resultado, a disciplina permitiu mobilizar os educadores/as para práticas pedagógicas de enfrentamento a preconceitos e discriminações por orientação sexual, elucidando questões sobre gênero e sexualidade.