IDENTIDADE DOCENTE: DESAFIOS E OPORTUNIDADES DE APRENDIZADO EM UM ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96751 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2786 "inscrito_id" => 15084 "titulo" => "IDENTIDADE DOCENTE: DESAFIOS E OPORTUNIDADES DE APRENDIZADO EM UM ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES." "resumo" => "O estágio é uma etapa crucial na formação acadêmica de estudantes de licenciatura, ao proporcionar uma conexão entre a teoria e a prática do mercado de trabalho. Tendo como objetivo principal construir a identidade docente do estagiário, permitindo o contato com elementos que orientarão o seu desenvolvimento profissional. Ao promover que os estagiários desenvolvam habilidades e competências necessárias para a sua atuação como docentes, como planejamento de aulas, comunicação com os alunos e gestão da sala de aula. Ademais é uma oportunidade para que os estudantes experimentem diferentes abordagens de ensino e aprendam a lidar com as demandas e desafios do ambiente escolar. Constituindo um momento crucial para que os futuros professores desenvolvam a sua identidade docente, compreendendo a sua posição e papel na formação dos seus alunos. O presente trabalho tem como objetivo principal relatar o processo de estágio supervisionado realizado pelos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão, Campus Caxias. O estágio foi subdividido em três etapas: teoria, observação e regência, sendo as duas últimas realizadas na escola campo, Unidade Integrada Municipal Professor Arlindo Fernandes de Oliveira, na cidade de Caxias, Maranhão. A escola oferece ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II, Educação para Jovens e Adultos (EJA), e Educação Especial. Concluindo-se que as temáticas trabalhadas durantes as aulas contribuíram de maneira positiva no processo de ensino aprendizagem dos alunos, bem como para a construção da identidade docente do estagiário, reafirmando que o estágio é uma via de mão dupla ao propiciar vivências positivas para ambos os lados, outrossim o estágio constituiu um aferidor do período pós quarentena da Covid-19." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID15084_TB2786_04102023154240.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AÇUCENA ARAÚJO FERREIRA MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "AÇUCENA ARAÚJO" "autor_email" => "acucenaa@acad.ifma.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96751 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2786 "inscrito_id" => 15084 "titulo" => "IDENTIDADE DOCENTE: DESAFIOS E OPORTUNIDADES DE APRENDIZADO EM UM ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES." "resumo" => "O estágio é uma etapa crucial na formação acadêmica de estudantes de licenciatura, ao proporcionar uma conexão entre a teoria e a prática do mercado de trabalho. Tendo como objetivo principal construir a identidade docente do estagiário, permitindo o contato com elementos que orientarão o seu desenvolvimento profissional. Ao promover que os estagiários desenvolvam habilidades e competências necessárias para a sua atuação como docentes, como planejamento de aulas, comunicação com os alunos e gestão da sala de aula. Ademais é uma oportunidade para que os estudantes experimentem diferentes abordagens de ensino e aprendam a lidar com as demandas e desafios do ambiente escolar. Constituindo um momento crucial para que os futuros professores desenvolvam a sua identidade docente, compreendendo a sua posição e papel na formação dos seus alunos. O presente trabalho tem como objetivo principal relatar o processo de estágio supervisionado realizado pelos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão, Campus Caxias. O estágio foi subdividido em três etapas: teoria, observação e regência, sendo as duas últimas realizadas na escola campo, Unidade Integrada Municipal Professor Arlindo Fernandes de Oliveira, na cidade de Caxias, Maranhão. A escola oferece ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II, Educação para Jovens e Adultos (EJA), e Educação Especial. Concluindo-se que as temáticas trabalhadas durantes as aulas contribuíram de maneira positiva no processo de ensino aprendizagem dos alunos, bem como para a construção da identidade docente do estagiário, reafirmando que o estágio é uma via de mão dupla ao propiciar vivências positivas para ambos os lados, outrossim o estágio constituiu um aferidor do período pós quarentena da Covid-19." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID15084_TB2786_04102023154240.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AÇUCENA ARAÚJO FERREIRA MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "AÇUCENA ARAÚJO" "autor_email" => "acucenaa@acad.ifma.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }