Este trabalho faz uma reflexão teórica sobre o ensino-aprendizagem da língua espanhola e a importância da ludicidade nesse processo, trazendo como foco central a acentuação dos vários aspectos da ludicidade como fonte motivadora do processo de aprendizagem e evolução do aluno. Isso se faz necessário devido à dificuldade de aquisição de uma língua estrangeira observada na escola pública. Dessa maneira, ao estabelecer relações que sejam significativas entre o lúdico e o ensino da língua espanhola como língua estrangeira, tem como objetivo geral verificar a adequação de diferentes práticas metodológicas como solução para as dificuldades enfrentadas no processo de ensino-aprendizagem de segunda língua, destacando o uso de elementos lúdicos como facilitadores desse processo. Configura-se como uma pesquisa bibliográfica, tendo como base pensadores que defendem o ensino através da ludicidade e seu referencial teórico assentado em autores como Teixeira (2018), Ferrari (2002) e Paiva (2014). Portanto, trata do ensino-aprendizagem dessa língua estrangeira, focando no estímulo e nas estratégias de ensino, pois práticas pedagógicas baseadas na ludicidade tendem a desenvolver também outros campos funcionais do aprendiz. Assim, conhecendo-se as possibilidades da aplicação dessas práticas nas aulas de espanhol e as formas como isso colabora em seu desenvolvimento, pode-se contribuir para que aprenda de maneira mais prazerosa e significativa.