A LUDICIDADE COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE SEGUNDA LÍNGUA: UMA INVESTIGAÇÃO NO CAMPO DA LÍNGUA ESPANHOLA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95885 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1622 "inscrito_id" => 6919 "titulo" => "A LUDICIDADE COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE SEGUNDA LÍNGUA: UMA INVESTIGAÇÃO NO CAMPO DA LÍNGUA ESPANHOLA" "resumo" => "Este trabalho faz uma reflexão teórica sobre o ensino-aprendizagem da língua espanhola e a importância da ludicidade nesse processo, trazendo como foco central a acentuação dos vários aspectos da ludicidade como fonte motivadora do processo de aprendizagem e evolução do aluno. Isso se faz necessário devido à dificuldade de aquisição de uma língua estrangeira observada na escola pública. Dessa maneira, ao estabelecer relações que sejam significativas entre o lúdico e o ensino da língua espanhola como língua estrangeira, tem como objetivo geral verificar a adequação de diferentes práticas metodológicas como solução para as dificuldades enfrentadas no processo de ensino-aprendizagem de segunda língua, destacando o uso de elementos lúdicos como facilitadores desse processo. Configura-se como uma pesquisa bibliográfica, tendo como base pensadores que defendem o ensino através da ludicidade e seu referencial teórico assentado em autores como Teixeira (2018), Ferrari (2002) e Paiva (2014). Portanto, trata do ensino-aprendizagem dessa língua estrangeira, focando no estímulo e nas estratégias de ensino, pois práticas pedagógicas baseadas na ludicidade tendem a desenvolver também outros campos funcionais do aprendiz. Assim, conhecendo-se as possibilidades da aplicação dessas práticas nas aulas de espanhol e as formas como isso colabora em seu desenvolvimento, pode-se contribuir para que aprenda de maneira mais prazerosa e significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID6919_TB1622_02102023195935.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIKAELY BRANDÃO VIANA" "autor_nome_curto" => "MIKAELY" "autor_email" => "mikaelybrandao42@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO TOCANTINS (UNITINS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95885 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1622 "inscrito_id" => 6919 "titulo" => "A LUDICIDADE COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE SEGUNDA LÍNGUA: UMA INVESTIGAÇÃO NO CAMPO DA LÍNGUA ESPANHOLA" "resumo" => "Este trabalho faz uma reflexão teórica sobre o ensino-aprendizagem da língua espanhola e a importância da ludicidade nesse processo, trazendo como foco central a acentuação dos vários aspectos da ludicidade como fonte motivadora do processo de aprendizagem e evolução do aluno. Isso se faz necessário devido à dificuldade de aquisição de uma língua estrangeira observada na escola pública. Dessa maneira, ao estabelecer relações que sejam significativas entre o lúdico e o ensino da língua espanhola como língua estrangeira, tem como objetivo geral verificar a adequação de diferentes práticas metodológicas como solução para as dificuldades enfrentadas no processo de ensino-aprendizagem de segunda língua, destacando o uso de elementos lúdicos como facilitadores desse processo. Configura-se como uma pesquisa bibliográfica, tendo como base pensadores que defendem o ensino através da ludicidade e seu referencial teórico assentado em autores como Teixeira (2018), Ferrari (2002) e Paiva (2014). Portanto, trata do ensino-aprendizagem dessa língua estrangeira, focando no estímulo e nas estratégias de ensino, pois práticas pedagógicas baseadas na ludicidade tendem a desenvolver também outros campos funcionais do aprendiz. Assim, conhecendo-se as possibilidades da aplicação dessas práticas nas aulas de espanhol e as formas como isso colabora em seu desenvolvimento, pode-se contribuir para que aprenda de maneira mais prazerosa e significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID6919_TB1622_02102023195935.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIKAELY BRANDÃO VIANA" "autor_nome_curto" => "MIKAELY" "autor_email" => "mikaelybrandao42@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO TOCANTINS (UNITINS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }