Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA UEPB MATEMÁTICA CAMPUS CAMPINA GRANDE: MOMENTO DE UMA JORNADA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97339
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3575
    "inscrito_id" => 1510
    "titulo" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA UEPB MATEMÁTICA CAMPUS CAMPINA GRANDE: MOMENTO DE UMA JORNADA"
    "resumo" => "Este artigo diz respeito ao primeiro momento do subprojeto Matemática do Programa Residência Pedagógica UEPB/CAPES Campus Campina Grande Edital 2022. Nesta edição do Programa nos baseamos teoricamente na metodologia de trabalho lesson study (estudos de aula). Com isso, as pesquisas para os planejamentos de aulas que se deram durante a regência foram discutidas e debatidas como todos os membros do subprojeto de forma colaborativa: docente orientadora (docente do Departamento de Matemática), preceptoras (professoras das escolas-campo) e residentes (graduandos do Curso de Licenciatura em Matemática). Entendemos, neste primeiro momento, Módulo I, que a abordagem teórico-metodológica lesson study é de extrema importância e relevância em um Programa como o Residência Pedagógica da CAPES, em especial por se tratar de interação/colaboração entre professores em exercício e em formação, entre universidade (ensino superior) e escola (educação básica)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID1510_TB3575_01102023132653.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ABIGAIL FREGNI LINS"
    "autor_nome_curto" => "BIBI LINS"
    "autor_email" => "bibilins@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97339
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3575
    "inscrito_id" => 1510
    "titulo" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA UEPB MATEMÁTICA CAMPUS CAMPINA GRANDE: MOMENTO DE UMA JORNADA"
    "resumo" => "Este artigo diz respeito ao primeiro momento do subprojeto Matemática do Programa Residência Pedagógica UEPB/CAPES Campus Campina Grande Edital 2022. Nesta edição do Programa nos baseamos teoricamente na metodologia de trabalho lesson study (estudos de aula). Com isso, as pesquisas para os planejamentos de aulas que se deram durante a regência foram discutidas e debatidas como todos os membros do subprojeto de forma colaborativa: docente orientadora (docente do Departamento de Matemática), preceptoras (professoras das escolas-campo) e residentes (graduandos do Curso de Licenciatura em Matemática). Entendemos, neste primeiro momento, Módulo I, que a abordagem teórico-metodológica lesson study é de extrema importância e relevância em um Programa como o Residência Pedagógica da CAPES, em especial por se tratar de interação/colaboração entre professores em exercício e em formação, entre universidade (ensino superior) e escola (educação básica)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID1510_TB3575_01102023132653.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ABIGAIL FREGNI LINS"
    "autor_nome_curto" => "BIBI LINS"
    "autor_email" => "bibilins@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo diz respeito ao primeiro momento do subprojeto Matemática do Programa Residência Pedagógica UEPB/CAPES Campus Campina Grande Edital 2022. Nesta edição do Programa nos baseamos teoricamente na metodologia de trabalho lesson study (estudos de aula). Com isso, as pesquisas para os planejamentos de aulas que se deram durante a regência foram discutidas e debatidas como todos os membros do subprojeto de forma colaborativa: docente orientadora (docente do Departamento de Matemática), preceptoras (professoras das escolas-campo) e residentes (graduandos do Curso de Licenciatura em Matemática). Entendemos, neste primeiro momento, Módulo I, que a abordagem teórico-metodológica lesson study é de extrema importância e relevância em um Programa como o Residência Pedagógica da CAPES, em especial por se tratar de interação/colaboração entre professores em exercício e em formação, entre universidade (ensino superior) e escola (educação básica).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.