Este trabalho objetiva verificar a percepção dos alunos do ensino fundamental sobre a implementação da feira de ciências em espaços educativos, considerando a realidade pela qual estão inseridos. As atividades foram executadas durante o mês de junho de 2019, no Centro Educacional Integrado Professor Eliseu Viana (CEIPEV), localizada no município de Mossoró/RN, com vinte e dois alunos devidamente matriculados no 9º ano do ensino fundamental. Foi aplicado um questionário prévio sobre a percepção da feira de ciências e suas possíveis contribuições para a comunidade escolar. Paralelamente, realizaram-se oficinas direcionadas para a compreensão e aplicação prática do método científico. Os dados evidenciaram que a maioria dos alunos respondeu que as feiras de ciências são importantes para fortalecer o conhecimento crítico e científico da comunidade escolar (90%), e estimular a escolha pela futura área de atuação profissional (91%). No entanto, os alunos relataram que possuem dificuldades na elaboração da escrita científica, embora tenham consciência sobre as fontes de acesso bibliográfico. Frisaram que participaram de feiras de ciências anteriores, acreditando na importância dos projetos para o beneficiamento da comunidade escolar, onde todos os entrevistados destacaram que o ensino de Ciências é importante para a consolidação da ciência na escola (100%). Sendo assim, mesmo diante das limitações relacionadas ao aprendizado, os alunos acreditam que a feira de ciências é um instrumento capaz de agregar conhecimento recíproco para a comunidade escolar.