Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGOS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS: UMA ABORDAGEM LÚDICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97939
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4380
    "inscrito_id" => 19047
    "titulo" => "JOGOS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS: UMA ABORDAGEM LÚDICA"
    "resumo" => "Neste artigo, abordamos o uso de jogos manipuláveis como uma metodologia lúdica para o ensino das quatro operações básicas da matemática. A atividade foi realizada com estudantes, do 3º ao 5º ano em uma escola municipal de Castanhal - PA. A seleção dos estudantes se deu por sondagem, realizada pelo professor que selecionou os alunos com dificuldades em aprender o conteúdo. O objetivo deste trabalho é discutir implicações do uso de jogos manipuláveis para aprendizagem das quatro operações, na adição, subtração, multiplicação e divisão, e para tanto, o desenvolvimento da metodologia consistiu em três etapas, baseadas na teoria da aprendizagem na educação infantil de Jean Piaget, com o objetivo de tornar o ensino lúdico. Na primeira etapa, as operações foram exploradas considerando dificuldades individuais dos estudantes. Na segunda etapa, foram utilizados dois jogos: o jogo da Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão (ASMD), que envolve as 4 operações e o jogo "Captura dos Números", um jogo que proporcionou diversão e aprendizagem. O desenvolvimento dos jogos foi progressivo, adaptando-se ao nível de aprendizado de cada ano escolar. No terceiro ano, foram abordadas operações simples, como adição e subtração, sem sobras. No quarto ano, incluíram-se operações com sobras, abrangendo adição, subtração e multiplicação. Por fim, no quinto ano, o foco foi consolidar o conhecimento nas quatro operações básicas. A terceira etapa consistiu em combinar as duas etapas anteriores. A partir da aplicação dessa metodologia, notamos resultados positivos, pois, inicialmente os estudantes possuíam dificuldades e insegurança para realizar as operações. Após a aplicação dessa metodologia, os estudantes melhoraram sua autonomia, passaram a interagir nas aulas, tiveram progresso emocional e ganharam confiança para resolver questões envolvendo as quatro operações. Essa abordagem possibilitou resultados significativos, tanto para os estudantes quanto para o professor, promovendo uma aprendizagem efetiva e estimulante para o ensino e o aprendizado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "65b00ec6588e8_23012024160854.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => "2024-01-23 16:08:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUAM WALDINEY SANTOS DOS REIS"
    "autor_nome_curto" => "RUAM SANTOS"
    "autor_email" => "ruamsantos2806@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97939
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4380
    "inscrito_id" => 19047
    "titulo" => "JOGOS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS: UMA ABORDAGEM LÚDICA"
    "resumo" => "Neste artigo, abordamos o uso de jogos manipuláveis como uma metodologia lúdica para o ensino das quatro operações básicas da matemática. A atividade foi realizada com estudantes, do 3º ao 5º ano em uma escola municipal de Castanhal - PA. A seleção dos estudantes se deu por sondagem, realizada pelo professor que selecionou os alunos com dificuldades em aprender o conteúdo. O objetivo deste trabalho é discutir implicações do uso de jogos manipuláveis para aprendizagem das quatro operações, na adição, subtração, multiplicação e divisão, e para tanto, o desenvolvimento da metodologia consistiu em três etapas, baseadas na teoria da aprendizagem na educação infantil de Jean Piaget, com o objetivo de tornar o ensino lúdico. Na primeira etapa, as operações foram exploradas considerando dificuldades individuais dos estudantes. Na segunda etapa, foram utilizados dois jogos: o jogo da Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão (ASMD), que envolve as 4 operações e o jogo "Captura dos Números", um jogo que proporcionou diversão e aprendizagem. O desenvolvimento dos jogos foi progressivo, adaptando-se ao nível de aprendizado de cada ano escolar. No terceiro ano, foram abordadas operações simples, como adição e subtração, sem sobras. No quarto ano, incluíram-se operações com sobras, abrangendo adição, subtração e multiplicação. Por fim, no quinto ano, o foco foi consolidar o conhecimento nas quatro operações básicas. A terceira etapa consistiu em combinar as duas etapas anteriores. A partir da aplicação dessa metodologia, notamos resultados positivos, pois, inicialmente os estudantes possuíam dificuldades e insegurança para realizar as operações. Após a aplicação dessa metodologia, os estudantes melhoraram sua autonomia, passaram a interagir nas aulas, tiveram progresso emocional e ganharam confiança para resolver questões envolvendo as quatro operações. Essa abordagem possibilitou resultados significativos, tanto para os estudantes quanto para o professor, promovendo uma aprendizagem efetiva e estimulante para o ensino e o aprendizado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "65b00ec6588e8_23012024160854.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => "2024-01-23 16:08:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUAM WALDINEY SANTOS DOS REIS"
    "autor_nome_curto" => "RUAM SANTOS"
    "autor_email" => "ruamsantos2806@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Neste artigo, abordamos o uso de jogos manipuláveis como uma metodologia lúdica para o ensino das quatro operações básicas da matemática. A atividade foi realizada com estudantes, do 3º ao 5º ano em uma escola municipal de Castanhal - PA. A seleção dos estudantes se deu por sondagem, realizada pelo professor que selecionou os alunos com dificuldades em aprender o conteúdo. O objetivo deste trabalho é discutir implicações do uso de jogos manipuláveis para aprendizagem das quatro operações, na adição, subtração, multiplicação e divisão, e para tanto, o desenvolvimento da metodologia consistiu em três etapas, baseadas na teoria da aprendizagem na educação infantil de Jean Piaget, com o objetivo de tornar o ensino lúdico. Na primeira etapa, as operações foram exploradas considerando dificuldades individuais dos estudantes. Na segunda etapa, foram utilizados dois jogos: o jogo da Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão (ASMD), que envolve as 4 operações e o jogo "Captura dos Números", um jogo que proporcionou diversão e aprendizagem. O desenvolvimento dos jogos foi progressivo, adaptando-se ao nível de aprendizado de cada ano escolar. No terceiro ano, foram abordadas operações simples, como adição e subtração, sem sobras. No quarto ano, incluíram-se operações com sobras, abrangendo adição, subtração e multiplicação. Por fim, no quinto ano, o foco foi consolidar o conhecimento nas quatro operações básicas. A terceira etapa consistiu em combinar as duas etapas anteriores. A partir da aplicação dessa metodologia, notamos resultados positivos, pois, inicialmente os estudantes possuíam dificuldades e insegurança para realizar as operações. Após a aplicação dessa metodologia, os estudantes melhoraram sua autonomia, passaram a interagir nas aulas, tiveram progresso emocional e ganharam confiança para resolver questões envolvendo as quatro operações. Essa abordagem possibilitou resultados significativos, tanto para os estudantes quanto para o professor, promovendo uma aprendizagem efetiva e estimulante para o ensino e o aprendizado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.