Neste artigo, abordamos o uso de jogos manipuláveis como uma metodologia lúdica para o ensino das quatro operações básicas da matemática. A atividade foi realizada com estudantes, do 3º ao 5º ano em uma escola municipal de Castanhal - PA. A seleção dos estudantes se deu por sondagem, realizada pelo professor que selecionou os alunos com dificuldades em aprender o conteúdo. O objetivo deste trabalho é discutir implicações do uso de jogos manipuláveis para aprendizagem das quatro operações, na adição, subtração, multiplicação e divisão, e para tanto, o desenvolvimento da metodologia consistiu em três etapas, baseadas na teoria da aprendizagem na educação infantil de Jean Piaget, com o objetivo de tornar o ensino lúdico. Na primeira etapa, as operações foram exploradas considerando dificuldades individuais dos estudantes. Na segunda etapa, foram utilizados dois jogos: o jogo da Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão (ASMD), que envolve as 4 operações e o jogo "Captura dos Números", um jogo que proporcionou diversão e aprendizagem. O desenvolvimento dos jogos foi progressivo, adaptando-se ao nível de aprendizado de cada ano escolar. No terceiro ano, foram abordadas operações simples, como adição e subtração, sem sobras. No quarto ano, incluíram-se operações com sobras, abrangendo adição, subtração e multiplicação. Por fim, no quinto ano, o foco foi consolidar o conhecimento nas quatro operações básicas. A terceira etapa consistiu em combinar as duas etapas anteriores. A partir da aplicação dessa metodologia, notamos resultados positivos, pois, inicialmente os estudantes possuíam dificuldades e insegurança para realizar as operações. Após a aplicação dessa metodologia, os estudantes melhoraram sua autonomia, passaram a interagir nas aulas, tiveram progresso emocional e ganharam confiança para resolver questões envolvendo as quatro operações. Essa abordagem possibilitou resultados significativos, tanto para os estudantes quanto para o professor, promovendo uma aprendizagem efetiva e estimulante para o ensino e o aprendizado.