CONCEPÇÕES DO ESTÁGIO DOCENTE SUPERVISIONADO-I DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100967 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8592 "inscrito_id" => 11473 "titulo" => "CONCEPÇÕES DO ESTÁGIO DOCENTE SUPERVISIONADO-I DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA." "resumo" => "O estágio supervisionado-I consiste no primeiro contato do licenciando com a realidade escolar, essa experiência vai bem mais além do que uma exigência acadêmica, esse momento nos oportuniza a refletirmos sobre nossas escolhas e entendermos o papel de grande responsabilidade que iremos representar diante da sociedade. Essa etapa é essencial para a formação integral do aluno, considerando que gradativamente são requisitados profissionais com habilidades e bem preparados. Uma das funções do estágio é proporcionar a experiência ainda na formação docente, este enquanto discente, tornando-o imprescindível, tendo em vista o acesso à ampliação da teoria e a complexidade cotidiana, a partir do aprendido no âmbito educacional. Esse trabalho propõe apresentar as concepções do estágio supervisionado I, do curso de licenciatura em química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)- campus Ipanguaçu, sendo campo de estágio a Escola Estadual Professora Maria Rodrigues, da cidade de Alto do Rodrigues RN. O desenvolvimento metodológico é de natureza quantitativa, qualitativa e pesquisa de campo, baseando-se na fundamentação literária de Mafuani (2011),Pimenta e Gonçalves (2004), e outros teóricos que colaboração com a temática da pesquisa. Os resultados dessa experiência discorrem de grandes aprendizados, ampliando a visão para além dos conteúdos específicos que a licenciatura em química exige, conhecendo na prática, a função social da educação e a maneira como são traçados os caminhos para se alcançá-la, o qual foi primordial para refletirmos sobre a realidade do sistema educacional e por meio dela possamos futuramente desempenhar um melhor papel como educador" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID11473_TB8592_04092023221553.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUZIA MARIA DE LIMA GONDIM" "autor_nome_curto" => "LUZIA GONDIM" "autor_email" => "lima.gondim@escolar.ifrn." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100967 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8592 "inscrito_id" => 11473 "titulo" => "CONCEPÇÕES DO ESTÁGIO DOCENTE SUPERVISIONADO-I DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA." "resumo" => "O estágio supervisionado-I consiste no primeiro contato do licenciando com a realidade escolar, essa experiência vai bem mais além do que uma exigência acadêmica, esse momento nos oportuniza a refletirmos sobre nossas escolhas e entendermos o papel de grande responsabilidade que iremos representar diante da sociedade. Essa etapa é essencial para a formação integral do aluno, considerando que gradativamente são requisitados profissionais com habilidades e bem preparados. Uma das funções do estágio é proporcionar a experiência ainda na formação docente, este enquanto discente, tornando-o imprescindível, tendo em vista o acesso à ampliação da teoria e a complexidade cotidiana, a partir do aprendido no âmbito educacional. Esse trabalho propõe apresentar as concepções do estágio supervisionado I, do curso de licenciatura em química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)- campus Ipanguaçu, sendo campo de estágio a Escola Estadual Professora Maria Rodrigues, da cidade de Alto do Rodrigues RN. O desenvolvimento metodológico é de natureza quantitativa, qualitativa e pesquisa de campo, baseando-se na fundamentação literária de Mafuani (2011),Pimenta e Gonçalves (2004), e outros teóricos que colaboração com a temática da pesquisa. Os resultados dessa experiência discorrem de grandes aprendizados, ampliando a visão para além dos conteúdos específicos que a licenciatura em química exige, conhecendo na prática, a função social da educação e a maneira como são traçados os caminhos para se alcançá-la, o qual foi primordial para refletirmos sobre a realidade do sistema educacional e por meio dela possamos futuramente desempenhar um melhor papel como educador" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID11473_TB8592_04092023221553.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUZIA MARIA DE LIMA GONDIM" "autor_nome_curto" => "LUZIA GONDIM" "autor_email" => "lima.gondim@escolar.ifrn." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }