Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONCEPÇÕES DO ESTÁGIO DOCENTE SUPERVISIONADO-I DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100967
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8592
    "inscrito_id" => 11473
    "titulo" => "CONCEPÇÕES DO ESTÁGIO DOCENTE SUPERVISIONADO-I DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA."
    "resumo" => "O estágio supervisionado-I consiste no primeiro contato do licenciando com a realidade escolar, essa experiência vai bem mais além do que uma exigência acadêmica, esse momento nos oportuniza a refletirmos sobre nossas escolhas e entendermos o papel de grande responsabilidade que iremos representar diante da sociedade. Essa etapa é essencial para a formação integral do aluno, considerando que gradativamente são requisitados profissionais com habilidades e bem preparados. Uma das funções do estágio é proporcionar a experiência ainda na formação docente, este enquanto discente, tornando-o imprescindível, tendo em vista o acesso à ampliação da teoria e a complexidade cotidiana, a partir do aprendido no âmbito educacional. Esse trabalho propõe apresentar as concepções do estágio supervisionado I, do curso de licenciatura em química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)- campus Ipanguaçu, sendo campo de estágio a Escola Estadual Professora Maria Rodrigues, da cidade de Alto do Rodrigues RN. O desenvolvimento metodológico é de natureza quantitativa, qualitativa e pesquisa de campo, baseando-se na fundamentação literária de Mafuani (2011),Pimenta e Gonçalves (2004), e outros teóricos que colaboração com a temática da pesquisa. Os resultados dessa experiência discorrem de grandes aprendizados, ampliando a visão para além dos conteúdos específicos que a licenciatura em química exige, conhecendo na prática, a função social da educação e a maneira como são traçados os caminhos para se alcançá-la, o qual foi primordial para refletirmos sobre a realidade do sistema educacional e por meio dela possamos futuramente desempenhar um melhor papel como educador"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID11473_TB8592_04092023221553.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUZIA MARIA DE LIMA GONDIM"
    "autor_nome_curto" => "LUZIA GONDIM"
    "autor_email" => "lima.gondim@escolar.ifrn."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100967
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8592
    "inscrito_id" => 11473
    "titulo" => "CONCEPÇÕES DO ESTÁGIO DOCENTE SUPERVISIONADO-I DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA."
    "resumo" => "O estágio supervisionado-I consiste no primeiro contato do licenciando com a realidade escolar, essa experiência vai bem mais além do que uma exigência acadêmica, esse momento nos oportuniza a refletirmos sobre nossas escolhas e entendermos o papel de grande responsabilidade que iremos representar diante da sociedade. Essa etapa é essencial para a formação integral do aluno, considerando que gradativamente são requisitados profissionais com habilidades e bem preparados. Uma das funções do estágio é proporcionar a experiência ainda na formação docente, este enquanto discente, tornando-o imprescindível, tendo em vista o acesso à ampliação da teoria e a complexidade cotidiana, a partir do aprendido no âmbito educacional. Esse trabalho propõe apresentar as concepções do estágio supervisionado I, do curso de licenciatura em química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)- campus Ipanguaçu, sendo campo de estágio a Escola Estadual Professora Maria Rodrigues, da cidade de Alto do Rodrigues RN. O desenvolvimento metodológico é de natureza quantitativa, qualitativa e pesquisa de campo, baseando-se na fundamentação literária de Mafuani (2011),Pimenta e Gonçalves (2004), e outros teóricos que colaboração com a temática da pesquisa. Os resultados dessa experiência discorrem de grandes aprendizados, ampliando a visão para além dos conteúdos específicos que a licenciatura em química exige, conhecendo na prática, a função social da educação e a maneira como são traçados os caminhos para se alcançá-la, o qual foi primordial para refletirmos sobre a realidade do sistema educacional e por meio dela possamos futuramente desempenhar um melhor papel como educador"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID11473_TB8592_04092023221553.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUZIA MARIA DE LIMA GONDIM"
    "autor_nome_curto" => "LUZIA GONDIM"
    "autor_email" => "lima.gondim@escolar.ifrn."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O estágio supervisionado-I consiste no primeiro contato do licenciando com a realidade escolar, essa experiência vai bem mais além do que uma exigência acadêmica, esse momento nos oportuniza a refletirmos sobre nossas escolhas e entendermos o papel de grande responsabilidade que iremos representar diante da sociedade. Essa etapa é essencial para a formação integral do aluno, considerando que gradativamente são requisitados profissionais com habilidades e bem preparados. Uma das funções do estágio é proporcionar a experiência ainda na formação docente, este enquanto discente, tornando-o imprescindível, tendo em vista o acesso à ampliação da teoria e a complexidade cotidiana, a partir do aprendido no âmbito educacional. Esse trabalho propõe apresentar as concepções do estágio supervisionado I, do curso de licenciatura em química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)- campus Ipanguaçu, sendo campo de estágio a Escola Estadual Professora Maria Rodrigues, da cidade de Alto do Rodrigues RN. O desenvolvimento metodológico é de natureza quantitativa, qualitativa e pesquisa de campo, baseando-se na fundamentação literária de Mafuani (2011),Pimenta e Gonçalves (2004), e outros teóricos que colaboração com a temática da pesquisa. Os resultados dessa experiência discorrem de grandes aprendizados, ampliando a visão para além dos conteúdos específicos que a licenciatura em química exige, conhecendo na prática, a função social da educação e a maneira como são traçados os caminhos para se alcançá-la, o qual foi primordial para refletirmos sobre a realidade do sistema educacional e por meio dela possamos futuramente desempenhar um melhor papel como educador

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.