Este artigo tem por finalidade apresentar uma proposta didática para ser desenvolvida com alunos do primeiro período do Curso Técnico em Segurança do Trabalho no componente curricular Educação Ambiental. Nossa intenção é coletar entrevistas de mulheres pescadoras, da comunidade quilombola Mussuca, na cidade de Laranjeiras/SE com o desejo de conhecer os usos e histórias vivenciadas com o Rio Cotinguiba, além de compreender as suas percepções sobre a relação rio e ambiente. Para a execução da proposta didática foram consultados: livros, artigos, normas, dissertações e teses. Os endereços eletrônicos utilizados foram o site de busca Google e sua plataforma acadêmica e o Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RI/UFS). Com a atividade espera-se que os estudantes reforcem a relação de identidade e pertencimento do seu lugar, entendendo a importância de conhecer as memórias ambientais, as dinâmicas do rio e as transformações sofridas, ao longo do tempo, assim como refletir sobre a sua poluição, tema de fundamental relevância nos dias de hoje.