Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INVESTIGAÇÃO ACERCA DA MANIFESTAÇÃO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENSINO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95804
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1522
    "inscrito_id" => 12938
    "titulo" => "INVESTIGAÇÃO ACERCA DA MANIFESTAÇÃO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENSINO"
    "resumo" => "Apresenta-se resultados de investigação sobre como a ação colaborativa, na forma de atividades de estudo, em curso de formação inicial de professores, contribui para a construção da consciência crítica dos docentes em formação no contexto do Estágio Supervisionado de Ensino. Trata-se de uma pesquisa desenvolvida a partir das orientações metodológicas da pesquisa-ação, utilizando como ferramentas para viabilizar a análise dos dados uma matriz de investigação, a análise de conteúdo proposta por Bardin (2011) e o software comercial Atlas.ti. Com base nos resultados da análise, conclui-se pelo desenvolvimento da capacidade analítica sobre a práxis pedagógica, operacionalizado, gerado por meio das interações (reflexões, diálogos, análises, compartilhamento de experiências) e produções realizadas durante as atividades de estudo colaborativas. Tornou-se possível, também, detectar a manifestação, evolução e aperfeiçoamento de características específicas da consciência no estado crítico nas produções escritas dos estagiários. Logo, os resultados formativos alcançados no que concerne ao efetivo desenvolvimento da consciência no estado crítico, manifestos nas produções, são consequência direta das ações pedagógicas propostas e executadas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID12938_TB1522_03052023193006.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELO JOSÉ HANAUER"
    "autor_nome_curto" => "MARCELO"
    "autor_email" => "marcelojosehanaueread@gma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95804
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1522
    "inscrito_id" => 12938
    "titulo" => "INVESTIGAÇÃO ACERCA DA MANIFESTAÇÃO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENSINO"
    "resumo" => "Apresenta-se resultados de investigação sobre como a ação colaborativa, na forma de atividades de estudo, em curso de formação inicial de professores, contribui para a construção da consciência crítica dos docentes em formação no contexto do Estágio Supervisionado de Ensino. Trata-se de uma pesquisa desenvolvida a partir das orientações metodológicas da pesquisa-ação, utilizando como ferramentas para viabilizar a análise dos dados uma matriz de investigação, a análise de conteúdo proposta por Bardin (2011) e o software comercial Atlas.ti. Com base nos resultados da análise, conclui-se pelo desenvolvimento da capacidade analítica sobre a práxis pedagógica, operacionalizado, gerado por meio das interações (reflexões, diálogos, análises, compartilhamento de experiências) e produções realizadas durante as atividades de estudo colaborativas. Tornou-se possível, também, detectar a manifestação, evolução e aperfeiçoamento de características específicas da consciência no estado crítico nas produções escritas dos estagiários. Logo, os resultados formativos alcançados no que concerne ao efetivo desenvolvimento da consciência no estado crítico, manifestos nas produções, são consequência direta das ações pedagógicas propostas e executadas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID12938_TB1522_03052023193006.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELO JOSÉ HANAUER"
    "autor_nome_curto" => "MARCELO"
    "autor_email" => "marcelojosehanaueread@gma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Apresenta-se resultados de investigação sobre como a ação colaborativa, na forma de atividades de estudo, em curso de formação inicial de professores, contribui para a construção da consciência crítica dos docentes em formação no contexto do Estágio Supervisionado de Ensino. Trata-se de uma pesquisa desenvolvida a partir das orientações metodológicas da pesquisa-ação, utilizando como ferramentas para viabilizar a análise dos dados uma matriz de investigação, a análise de conteúdo proposta por Bardin (2011) e o software comercial Atlas.ti. Com base nos resultados da análise, conclui-se pelo desenvolvimento da capacidade analítica sobre a práxis pedagógica, operacionalizado, gerado por meio das interações (reflexões, diálogos, análises, compartilhamento de experiências) e produções realizadas durante as atividades de estudo colaborativas. Tornou-se possível, também, detectar a manifestação, evolução e aperfeiçoamento de características específicas da consciência no estado crítico nas produções escritas dos estagiários. Logo, os resultados formativos alcançados no que concerne ao efetivo desenvolvimento da consciência no estado crítico, manifestos nas produções, são consequência direta das ações pedagógicas propostas e executadas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.